Quem lê sabe mais!
25/12/2024A bênção de doar
26/12/2024Criadores cristãos se destacam nas redes sociais pelo alcance e pela relevância dos conteúdos veiculados
Carlos Fernandes, do Ongrace
COMPARTILHE
Eles estão na moda! Com centenas de milhares – muitas vezes, milhões – de seguidores nas redes sociais, os influenciadores têm ganhado relevância na sociedade contemporânea. Com postagens frequentes sobre os mais variados temas, suas páginas virtuais estimulam comportamentos e são poderosas ferramentas para alavancar o consumo de produtos e serviços. É impossível imaginar a sociedade do século 21 sem a presença constante desses players da moderna comunicação de massa, que têm enorme apelo. Estima-se que, no Brasil, cada usuário passe, em média, cerca de três horas e meia, por dia, nas plataformas digitais. Entre as redes sociais mais acessadas, o Instagram é a favorita, com cerca de 36% da preferência, seguida pelo WhatsApp (33,5%), TikTok (8%) e o Facebook que, antes era a preferida, hoje atrai apenas cerca de 7% dos usuários.
A internet possibilita uma diversidade temática. Diante disso, os influenciadores cristãos aproveitam as potencialidades das redes sociais para propagar a fé no Evangelho e os valores do cristianismo, como contraponto à quantidade de material nocivo que também circula pelas telinhas. Mais que isso: os evangélicos utilizam esse meio para promover suas igrejas, dar orientações sobre vida espiritual e valorização da família e mostrar a comunhão e o desejo de seguir o Senhor. “A palavra que me inspira é compartilhar”, destaca a influenciadora Iasmim Rizzon, membro da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ). “Desde o início, fui motivada por uma frase que está na bio do meu canal: Tudo o que Deus tem me ensinado, procuro ensinar a todos.”
Os números de Iasmim nas redes impressionam: são 450 mil seguidores no YouTube, 221 mil no Instagram, cerca de 25 mil no TikTok e outros tantos no Facebook. Uma comunidade grande e crescente que encontra em suas páginas temas como vida com Deus, família, casamento, edificação espiritual, namoro cristão e encorajamento – tudo muito bem produzido, com belas imagens, fundo musical e recursos interativos. O perfilé bem jovem, visando atrair esse público, normalmente mais antenado. “Por falta de acesso a esse tipo de conteúdo na minha adolescência, senti o desejo de oferecer o que eu mesma não recebi. Essa foi minha motivação inicial, e continua sendo até hoje”, destaca. A escolha dos temas, explica, é feita de várias formas: “Às vezes, do pedido de um seguidor; outras, ao relatar algo que aconteceu na minha vida, bem como uma palavra que esteja queimando no meu coração. Mas, oro para que Deus me guie e que eu possa transmitir exatamente aquilo que os seguidores precisam receber.”
Iasmim compartilha o que ela mesma gostaria de consumir: “Algo feito com carinho, criatividade, qualidade e excelência”. Tanta atividade nas redes sociais é dividida com outras que fazem parte de sua rotina como assessora parlamentar, estudante de Psicologia, instrumentista e ministra na Igreja. “Conciliar tudo isso é um dos meus maiores desafios. Hoje, compreendo que é impossível”, admite. Mas, ela faz o que pode, da melhor maneira possível. “Deus é o Dono de tudo e nos capacita para toda boa obra. Se eu puder refletir o amor, a graça e a bondade do Senhor, estarei cumprindo o meu papel no ambiente virtual”, sintetiza.
Métricas adequadas
Na Igreja da Graça, há sintonia entre o que se faz nos templos e o que vai ao ar. Os programas, como o Show da Fé, também são disponibilizados nas redes sociais e traduzidos para mais de 20 idiomas – e nas páginas do Missionário R. R. Soares o internauta encontra esse amplo leque de alimento espiritual e ensino e manifestações do poder de Deus. Ao todo, o Missionário tem em torno de meio milhão de seguidores no Instagram e 454 mil no YouTube. O bom uso do espaço virtual já se mostrou uma ótima ferramenta para a Igreja contemporânea, acompanhando as mudanças vertiginosas dos últimos anos. Se, antes, era por meio do rádio e da TV que as pessoas buscavam informação, serviços e entretenimento, hoje grande parte dessa procura acontece pela internet. E quem percebeu isso cedo saiu na frente, como o Pr. Vanderlei Duarte, líder da IIGD em Sergipe – um dos influenciadores cristãos mais bem-sucedidos da atualidade. Logo que o Facebook se tornou uma rede de grande visibilidade, por volta de 2010, ele passou a utilizá-la como extensão do próprio ministério e para divulgação da Igreja. “Notei que era uma maneira efetiva de divulgar a mensagem, expandir a Igreja e convidar as pessoas para nossos cultos”, lembra-se.
De lá para cá, ele não parou mais. Atualmente, o pastor administra as páginas no Instagram (565 mil seguidores) e Facebook, com 280 mil pessoas conectadas. Em 30 dias, suas páginas nessas duas plataformas alcançam impressionantes 9 milhões de contas. A formação em Publicidade e Propaganda ajudou Vanderlei a surfar nessa onda. “Tudo começou muito pequeno”, ele afirma. “É necessário usar a ciência e seguir as métricas. Não adianta aplicar devoção à Matemática – é preciso pensar com a razão, usando gráficos e observando como cada rede se comporta”, ensina. Um de seus cuidados é observar os algoritmos, elementos lógicos, com base em raciocínios, instruções e operações usados pelos gestores das redes sociais para obter os melhores desempenhos de cada postagem. “Isso ajuda bastante no momento de endereçar uma mensagem para que alcance o público certo”, destaca o influenciador.
Com suas atribuições como líder da Igreja da Graça sergipana e mais os compromissos pessoais e familiares, Vanderlei precisa organizar sua agenda de modo eficiente. “Todos nós temos tempo; a questão é usá-lo da maneira certa.” Ele dedica duas horas, uma vez na semana, para gravar as mensagens curtas que veicula, tanto em casa como nas locações externas. O pastor também leva ao ar: cultos, variedades, pensamentos motivacionais, temas da espiritualidade e recortes de eventos e pregações. Segundo ele, tudo é feito para oferecer ao público um material de qualidade e relevância: “Se entendemos a necessidade de entrar nesse campo das mídias digitais com objetivo de resgatar vidas, o Senhor vai nos dar as estratégias corretas”, acredita o Pr. Vanderlei. “O papel de um pastor que influencia nas redes é anunciar o Reino de Deus de maneira sábia, para atrair as pessoas e proporcionar a sua retenção nos conteúdos oferecidos, mostrando-lhes que Jesus oferece algo muito melhor do que aquilo que elas consomem na barra de rolagem do celular.”