Fé dentro e fora de campo
12/11/2024Tropas ucranianas descobrem Bíblia com mais de cem anos em uma parede
13/11/2024Solicitações devem ser feitas ao Inep através da página do participante
Por Marcia Pinheiro, do Ongrace
COMPARTILHE
Milhões de estudantes brasileiros que almejam cursar uma faculdade participaram nesse domingo (10) do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Foi a vez de testar os conhecimentos em Ciências da Natureza e Matemática. Neste ano, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para o exame. Os participantes que faltaram ao segundo ou ao primeiro dia de provas, realizado no domingo anterior (03) por problemas logísticos durante a aplicação das provas, ou por estarem infectados por doenças previstas no edital do exame, poderão solicitar a reaplicação entre os dias 11 e 15 de novembro, na página do participante. As solicitações e a documentação apresentada serão analisadas, individualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os que forem autorizados, terão uma nova chance nos dias 10 e 11 de dezembro
Como fazer?
O inscrito deverá fazer a solicitação de reaplicação da prova relativa somente ao dia em que faltou e que tenha justificativa. O pedido de reaplicação do exame deverá ser feito na página do participante do Inep, entre 11 e 15 de novembro.
A ausência deverá ser justificada por meio do envio de um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motivou a solicitação de reaplicação. Somente a partir do envio do documento, o pedido começará a ser analisado, individualmente, pelo Inep.
Em caso de problemas de saúde, é preciso incluir atestado médico com assinatura e identificação do profissional de saúde, com respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), além do código da Classificação Internacional de Doença (CID 10) de uma das doenças previstas em edital.
Os dados informados ou os documentos anexados à solicitação de reaplicação não poderão ser alterados após o envio pela página do participante.
A aprovação ou a reprovação da solicitação de reaplicação deverá ser consultada pelo mesmo endereço eletrônico.
Como será a reaplicação?
A reaplicação das provas do Enem 2024 terá 180 questões objetivas de quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática).
As provas serão divididas em dois dias, da mesma maneira que ocorre na aplicação regular do exame. Porém, as datas escolhidas para reaplicação não serão em dois fins de semana, mas nos dias 10 de dezembro (terça-feira) e 11 de dezembro (quarta-feira).
Mesmo tendo o mesmo formato, na reaplicação, as questões e o tema da dissertação argumentativa serão diferentes das aplicadas no período regular, para garantir a equidade na concorrência entre os candidatos.
Os recursos de acessibilidade de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e leitor de tela para inclusão digital de pessoas com deficiência visual, não serão fornecidos na reaplicação, ainda que tenham sido solicitados pelo participante no ato da inscrição. No entanto, o Inep disponibilizará um tradutor e intérprete de libras e auxílio para leitura para os participantes.
As informações sobre a aprovação da solicitação de reaplicação do Enem pelo Inep, bem como o local de reaplicação da prova e horários estarão acessíveis na página do participante.
O resultado das provas de reaplicação do Enem 2024 será divulgado juntamente com o das provas regulares, em 13 de janeiro de 2025.
Acesso ao Ensino Superior
Criada em 1998 para avaliar o desempenho escolar de quem concluiu a educação básica, a prova se tornou a principal porta de entrada para o Ensino Superior. Em todo o país, instituições de ensino públicas e privadas utilizam os resultados individuais do Enem para selecionar novos alunos. O gabarito oficial do Enem 2024 será divulgado até o dia 20 de novembro pelo Inep. Já o resultado final será divulgado em 13 de janeiro de 2025.