Algumas das maiores empresas do mundo reduzem políticas de inclusão e diversidade
28/03/2025
STF discute presença de Bíblias em bibliotecas públicas
01/04/2025
Algumas das maiores empresas do mundo reduzem políticas de inclusão e diversidade
28/03/2025
STF discute presença de Bíblias em bibliotecas públicas
01/04/2025

Especialistas recomendam que todas as refeições de um dia sejam feitas em um período de 12 horas

Por Carlos Fernandes, do Ongrace

Evitar comer perto da hora de dormir e seguir a “janela das 12 horas” ajudam a manter a saúde metabólica – Imagem: leungchopan / Adobe Stock

COMPARTILHE

Se você é daqueles que janta tarde da noite e logo vai dormir, saiba que é bom rever esse hábito. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Longevidade da Universidade do Sul da Califórnia (EUA), o momento adequado para a última refeição do dia é três horas antes de se deitar. Quebrar essa regra leva ao risco de má digestão, transtornos estomacais, predisposição a doenças metabólicas e dificuldades no sono. Esses distúrbios ocorrem porque comer muito tarde pode afetar os ritmos circadianos, espécie de relógio biológico que mantém o funcionamento do corpo dentro de uma espécie de cronograma. Esse ritmo não é pré-determinado e se ajusta conforme a rotina do indivíduo, inclusive na questão da dieta alimentar.

É esse processo que rege, por exemplo, a transição do organismo do dia para a noite, e vice-versa. De acordo com outro estudo recente sobre os hábitos alimentares de mais de 34 mil adultos norte-americanos, publicado pelo jornal The New York Times, quase 60% das pessoas questionadas disseram que, para elas, era normal comer depois das 21h. “Se o jantar for servido cada vez mais tarde, a mensagem para o seu sistema é que ainda deve estar ativo”, explica o Prof. Walter Longo, diretor do instituto californiano, destacando que esse (mau) hábito causa perturbações sistêmicas ao organismo.

Por isso, os especialistas sugerem o que se convencionou chamar de “janela das 12 horas”, pela qual todas as refeições de um dia devem ser ingeridas naquele período. Se o desjejum foi às 7h, o jantar ou o lanche noturno deve ser consumido até às 19h, já que a última refeição também determina o tempo total de jejum até o horário do café da manhã no dia seguinte. “Ao prolongar o jejum noturno, o corpo entra na fase mais catabólica, com oxidação das gorduras”, explica o especialista. “Isso treinao organismo a fazer aquilo para o qual foi projetado: queimar carboidratos quando estiver comendo carboidratos e queimar gordura quando não estiver comendo”, alerta Walter Longo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.