Bênçãos da primavera 2025: comece a nova estação com fé e renovação espiritual
20/09/2025
Bênçãos da primavera 2025: comece a nova estação com fé e renovação espiritual
20/09/2025

Fé cresce entre jovens no Reino Unido

Por Carlos Fernandes, do Ongrace

Pesquisa revela que crença em Deus cresceu significativamente entre os jovens no Reino Unido nos últimos anos – Imagem: Mattegg/ Adobe Stock nº 1575080399

COMPARTILHE

A fé cristã tem aumentado mundialmente e, no Reino Unido, vem se expandindo cada vez mais entre os jovens – faixa etária tida como mais resistente ao Evangelho. De acordo com levantamento do YouGov, grupo internacional de análise de dados e pesquisas sediado no Reino Unido, 37% dos britânicos entre 16 e 24 anos acreditam na existência de Deus. É um avanço enorme, já que, há apenas quatro anos, esse percentual era de 16%.

Embora em proporção menor, o crescimento da fé também se deu entre jovens de 25 anos e adultos de 49 anos – neste grupo, a crença no Senhor avançou de 21% para 25%. Ao mesmo tempo, a taxa de jovens que se declaram ateus caiu de quase 50% para 32% no mesmo período. Ou seja, trata-se de um aumento consolidado da crença religiosa em uma nação que, nas últimas décadas, vinha sendo marcada pelo ateísmo, sobretudo na Literatura e na Academia.

O fluxo migratório para a Grã-Bretanha, aferido pelo Observatório de Migração da Universidade de Oxford, explica parte dessa mudança. Em 2024, aproximadamente 430 mil estrangeiros foram trabalhar ou estudar no Reino Unido. Em sua maioria, jovens oriundos de nações fora da União Europeia, como América Latina, Ásia e África, regiões onde a religiosidade é mais intensa do que no Velho Mundo.

Para o Pr. Allan Costa, líder de jovens na Igreja da Graça, a mudança traz novos ares espirituais à sociedade inglesa – Imagem: Divulgação JQV

A mudança traz novos ares espirituais à sociedade inglesa, aponta o Pr. Allan Costa, 32 anos, líder nacional do ministério Jovens que Vencem (JQV). “Creio que, hoje, há um grande e necessário despertar na Europa.” Lembrando que o continente foi celeiro de missionários e avivalistas por muitos séculos, Costa, o qual já atuou como pastor na África do Sul, observa que tem havido preparo e discipulado na Europa, e essa experiência reflete na implantação de igrejas. “Isso proporciona um crescimento saudável e orgânico do Evangelho”, afirma.

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.