Um só propósito
23/12/2024Quem lê sabe mais!
25/12/2024Com respeito e profissionalismo, o cristão pode fazer a diferença em seu ambiente profissional
Por Viviane Castanheira, do Ongrace
COMPARTILHE
O trabalho, segundo a Bíblia Sagrada, é uma bênção instituída por Deus e parte essencial do Seu plano para a humanidade. E, diferentemente da visão popular que, às vezes, o encara como um fardo, para o cristão, trabalhar é, além de meio de sustento e dignidade, uma oportunidade de honrar a Deus e seguir Seus ensinamentos. No entanto, viver o Evangelho no ambiente profissional exige bom senso, equilíbrio e respeito. Isso porque, no espaço corporativo, normas são estabelecidas para evitar desconfortos interpessoais diante de temas sensíveis como religião e política.
Chamados para viver de modo íntegro e justo em todas as instâncias de sua vida, os cristãos podem testemunhar de sua fé e anunciar as Boas-Novas da salvação em Cristo por meio de seu procedimento — e, até mesmo, sem abrir a boca. É o que ensina a psicóloga organizacional Carine Bueno Fernandes, de Santo Ângelo (RS). “É possível viver o Evangelho e demonstrar a fé no trabalho por meio de atitudes empáticas e bons comportamentos, agindo com honestidade, confiança, integridade e justiça”, aponta a terapeuta, “executando as tarefas com produtividade e honrando o seu trabalho, a equipe e a organização para a qual trabalha”.
Carine atua na área de recrutamento e seleção de pessoal e ressalta que, no meio profissional, a boa comunicação também conta muito. “É necessário estabelecer diálogo com todos e agir com sabedoria, ética e sigilo, quando necessário à atividade”. Assim, antes de expor verbalmente a sua fé — o que, no contexto de muitas empresas, tem sido até vedado —, é essencial dar demonstrações de vida íntegra. “Deixe que seu comportamento assegure o primeiro bom testemunho; afinal, é pelo exemplo que tocamos corações e despertamos naturalmente o interesse para compartilhar aquilo em que acreditamos”, ensina a psicóloga.
Como dar bom testemunho no trabalho:
Seja gentil e atencioso – Pequenos gestos de gentileza e atenção fazem uma grande diferença no meio corporativo
Compartilhe sua fé com naturalidade e sabedoria – Seja um testemunho vivo da sua comunhão com Cristo, sem impor suas crenças aos colegas, e exponha a razão de sua fé de maneira respeitosa quando for perguntado a respeito, e sempre dentro dos espaços e horários permitidos
Participe das atividades da empresa – Demonstre interesse pelas atividades da empresa e colabore para um bom ambiente de trabalho.
Cultive a integridade e a honestidade – Seja transparente em relação às suas ações e decisões. Evite atalhos e seja honesto em suas relações no ambiente de trabalho.
Tenha diligência – Trabalhe com dedicação e dê o seu melhor em todas as tarefas. Lembre-se: você também está trabalhando para o Senhor.