Uma nova estação de fé: ‘Bênçãos do Verão 2025/26’
03/01/2026
Sisu 2026: mais de 274,8 mil vagas são oferecidas em 7.388 cursos
05/01/2026
Uma nova estação de fé: ‘Bênçãos do Verão 2025/26’
03/01/2026
Sisu 2026: mais de 274,8 mil vagas são oferecidas em 7.388 cursos
05/01/2026

Férias escolares ampliam busca por viagens pelo Brasil e pelo exterior

Por Marcelly Cavalcanti, do Ongrace

Período é programado para viagens em família e visita a novos lugares, muitas vezes, longe da agitação das cidades – Imagem: Halfpoint / Adobe Stock

COMPARTILHE

As férias escolares são um dos períodos mais esperados do ano para descanso, lazer e viagens, tanto pelas crianças quanto pelos pais — seja para curtir praias, conhecer cidades históricas, seja para explorar destinos no exterior. Pesquisas de agências de viagens e plataformas especializadas em turismo apontam tendências para 2026, destinos em alta e dicas de planejamento que podem ajudar famílias, estudantes e viajantes de todas as idades.

Entre os estados mais procurados no Brasil para essa época, estão: Manaus (AM), João Pessoa (PB), Recife (PE), Maceió (AL) e Porto Seguro (BA) – este último muito buscado para férias em família, devido à diversidade de praias, centros históricos e atrações variadas. São Paulo (SP) é uma opção para quem gosta de museus, centros culturais e gastronomia. Já o Rio de Janeiro (RJ), assim como as cidades do Nordeste, costuma obter lotação máxima nesse período do ano, impulsionado por sua vida noturna e festiva. Além disso, possui pontos turísticos famosos mundialmente como a praia de Copacabana, o Maracanã e o Cristo Redentor.

Tendências mostram que lugares, como Jalapão (TO), Alter do Chão (PA) e Chapada dos Veadeiros (GO), podem ganhar destaque no próximo ano pelo ecoturismo e o contato com a natureza — opções ideais para quem busca experiências diferentes do tradicional circuito de verão. O turismo interno encerrou 2025 com 92 milhões de passageiros voando pelo país, e, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), houve recorde nos mercados doméstico e internacional, confirmando a tendência positiva do setor.

Para a agente de viagem Gabriela Miranda, destinos mais tranquilos costumam atrair quem deseja desacelerar do ritmo urbano. “Nem todo mundo curte agitação e calor. Cerca de 20 a 30% das pessoas preferem regiões mais calmas e próximas da natureza, principalmente quando se tem criança pequena. Locais de muita movimentação acabam sendo um transtorno nesses momentos por causa do volume de itens que é preciso levar como suporte”, explica.

Já entre os destinos internacionais, a Disney deixou de ser a principal escolha dos turistas nos últimos anos, abrindo espaço para diversas outras possibilidades de descanso e diversão. Em busca de mais sossego e economia, famílias têm investido em viagens com grupos, a fim de diminuir o custo e deixar a experiência mais divertida. Um novo jeito de se referir a esses passeios foi denominado “criando memórias”, o que sugere que o mais importante, de fato, são as companhias, e não apenas o local visitado.

“A procura por viagens em grupos grandes – com parentes e amigos – aumentou muito. Entretanto, há também os que viajam sozinhos, mas buscam companhia para ter uma experiência mais divertida e não se sentirem solitários”, confirma Gabriela.

Locais como Bariloche (Argentina), Nova Iorque (EUA), Londres (Inglaterra) e Paris (França) estão entre os mais procurados por esses grupos. “A nova onda é juntar o maior número de amigos e familiares interessados em fazer a mesma viagem e dividir não somente as despesas, mas também a responsabilidade e o cuidado com as crianças. Dessa maneira, todos aproveitam o passeio”, completa.

Seja em território nacional, seja no exterior, as férias escolares de 2026 oferecem opções para todos os gostos e orçamentos – desde praias tropicais e cidades culturais a destinos históricos e experiências únicas. O planejamento antecipado, a escolha de destinos com bom custo-benefício e a atenção às condições climáticas ajudam a transformar esses dias de descanso em memórias inesquecíveis.

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.