Dia do Evangélico: celebração da fé e da influência da comunidade cristã
30/11/2024Pé na estrada e Bíblia na mão
02/12/2024Casais decidiram usar a fé e confiar no Senhor para realizar o sonho
de ter um herdeiro
Por Viviane Castanheira, do Ongrace
COMPARTILHE
O milagre da maternidade é uma vitória indescritível que, muitas vezes, acontece diante de situações desafiadoras. A Bíblia mostra a história de Ana, uma mulher que tinha o sonho de ter um filho, mas só conseguiu realizá-lo após orar insistentemente ao Senhor.
Hoje, muitos casais passam por esse caminho de fé e esperança até a concretização do sonho.
Esse é o caso de Thiago e Isabela Corá. Com apenas 23 anos de idade, o jovem casal enfrentou a dor de não saber se, um dia, poderia ter um filho em seus braços. Tudo começou em 2022, quando eles se casaram e decidiram ter um bebê. Após meses de tentativas frustradas, procuraram um especialista. “Minha esposa consultou sua ginecologista, e ela recomendou que fizéssemos exames”, lembra-se Thiago.
Isabela recebeu o diagnóstico de trombofilia hereditária (uma alteração genética que aumenta o risco de desenvolver coágulos no sangue e outros problemas vasculares). “Segundo a médica, caso conseguisse manter a gravidez, Isabela teria alta probabilidade de um parto complicado.”
Os exames de Thiago, por sua vez, identificaram uma redução na motilidade – quando menos de 40% dos espermatozoides conseguem deslocar-se até o óvulo – causada pela deficiência de vitaminas e uma alimentação inadequada. “A médica recomendou que eu consultasse um especialista e iniciasse um tratamento com medicamentos, por cerca de um ano.” Apesar do diagnóstico preocupante, o casal decidiu não se abater.
Thiago e Isabela procuraram o Pr. Ivalto Araújo e a esposa dele, Rose, líderes da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) em Catanduva (SP), onde congregam. “Eles intercederam por nós e determinaram a cura de tudo o que estava dificultando a chegada da nossa bênção. Saímos dali com a certeza da vitória e entregamos as nossas preocupações nas mãos de Deus, para que Ele cuidasse de tudo”, disse Thiago.
Na celebração do Dia dos Pais de 2023, Thiago recebeu um incentivo do Pr. Ivalto. “Ele me encorajou a pegar uma das lembrancinhas que estavam sendo distribuídas para os pais, afirmando que a vitória estava próxima. Eu a peguei e tomei posse da bênção”, relata. De fato, a vitória do casal estava perto de acontecer. “No dia 25 de setembro, um mês depois, confirmamos a gravidez e nos alegramos agradecendo a Deus”, emociona-se Thiago.
A gravidez foi considerada de risco devido a trombofilia. “Fizemos o tratamento proposto pela médica, confiando que Deus seguraria a gestação até o fim. Ficamos nessa mesma fé, e não houve nenhuma complicação, nosso filho nasceu perfeito e cheio de saúde, para a glória de Deus. Agradecemos primeiro a Deus e, depois, ao Pr. Ivalto e à sua esposa por terem orado e acompanhado todo o processo desde o início e por serem usados por Deus para nos abençoar”, alegra-se o papai do pequeno Noah.
Mérito do Senhor
A manicure Jailma Alves Lima nem imaginava que, após dez anos de espera, poderia finalmente realizar o seu sonho. Ela entregou a vida a Jesus em 2010. Nessa época, enfrentava uma crise no casamento devido ao vício do esposo. “Pedro bebia muito e sempre chegava em casa tarde, mas Deus o transformou.” Após a mudança do cônjuge, ela voltou a pensar em aumentar a família. “Alguns meses se passaram, e nada aconteceu. Então, decidimos investigar. Fiz todos os exames possíveis, e não tinha nenhum problema comigo. Porém, descobri a infertilidade do meu marido e fiquei bastante triste, mas nunca perdi minha fé”, lembra-se Jailma. Pedro foi diagnosticado com varicocele (dilatação anormal das veias que drenam o sangue dos testículos, o que pode levar à infertilidade).
Pedro foi submetido a um procedimento cirúrgico, e, de acordo com o médico, o problema fora resolvido. Entretanto, a gravidez não aconteceu. Foram quase oito anos de espera. “Era difícil lidar com tudo isso. Ao longo dos anos, as pessoas faziam cobranças e piadas. Uma pessoa até sugeriu que eu deixasse meu marido. Esse comentário foi cruel e insensível, mas Deus estava conosco!”, frisa Jailma. “Eu não sabia como nem quando, mas cria que, um dia, o Senhor faria o milagre.”
Motivados pela fé, mas sem saber ao certo o que fazer, o casal, que também congrega na IIGD em Catanduva, recebeu uma palavra do Pr. Ivalto como uma direção do Espírito Santo. “Meu sogro havia sugerido que procurássemos um especialista em reprodução assistida. Eu concordei com essa ideia, mas fiquei com o coração apreensivo, porque tinha receio de que essa não fosse da vontade de Deus”, esclarece Jailma. “No entanto, o Senhor falou por meio da pregação do pastor: ‘Está na hora de tomar uma atitude!’. Fiquei tão confiante que, no dia 29 de agosto de 2023, iniciamos o tratamento especializado”.
Segundo especialistas, as chances de o tratamento ser bem-sucedido eram mínimas, por causa da idade de Jailma e do número coletado de embriões, apenas três. A primeira tentativa não deu certo. “O teste deu negativo, e foi aquela tristeza. Mas não nos deixamos desanimar. Já tínhamos decidido que a seguinte seria a última tentativa”, diz ela. No dia 6 de dezembro de 2023, Jailma se submeteu a um novo processo de transferência do último embrião que restava. “O tão esperado positivo veio. Sentimos uma emoção indescritível, mal acreditávamos no que estava acontecendo. Todo o mérito é do Senhor, porque só havia 30% de chance deste último embriãozinho vingar. Deus é maravilhoso. Tive uma gestação tranquila, e a nossa amada filhinha Sarah está aqui em nossos braços para honra e glória de Deus!”, exulta Jailma.
A infertilidade também assombrou o casamento do Pr. Julio Leonardo Silva, líder da IIGD em Codó, no Maranhão. Casado há 18 anos com Patrícia Trigger, o casal tentou, por dez anos, engravidar sem sucesso. A princípio, eles pensaram que a causa das tentativas frustradas eram os miomas de Patrícia. “O nosso sonho sempre foi engravidar. Orávamos para Deus curá-la desse problema e nos conceder a graça de termos um filho”, afirma o pastor que, a pedido da médica da esposa, fez um espermograma. “No meu exame, foi constatado que eu era estéril, apenas 2% dos meus espermatozoides estavam vivos e, destes, apenas 10% tinham condições de fecundar um óvulo. Foi um choque. Perdi o chão. Mas, quando somos servos, a fé é que nos move. Firmados na Palavra, resolvemos colocar o joelho no chão e orar por aquilo que descobrimos ser o problema de fato”, assegura o pastor.
O casal entrou em um propósito de oração e passou a clamar ao Senhor para agir sobre aquela pequena chance de 2%. “Não fizemos nenhum tipo de tratamento, preferimos focar em nossa fé em Cristo, porque acreditamos que, se Deus não fizer, nenhum homem fará”. A fé do casal foi honrada. Três meses após descobrirem o problema de Júlio, Patrícia engravidou. “Minha esposa ia fazer um exame de rotina e foi solicitado o teste de gravidez. Quando pegamos o resultado, nem acreditamos. Ela estava grávida! Eu finalmente seria papai! Foi uma emoção enorme, resultado de muita oração. Durante dez anos e três meses, orei por essa criança, e Jesus me concedeu essa graça”, regozija-se Júlio. Hoje, Nicolly tem sete anos e é fruto do amor e das orações do pai e da mãe dela. “Cada vez que minha filha completa mais um aninho de vida, é a prova clara de que o Senhor faz coisas tremendas, que Ele realmente é o Deus do impossível! Não interessa se as chances são mínimas, temos um Deus que Se move no sobrenatural, e nada é impossível para Ele”, garante o pastor.