
A missão de uma vida: homenagem aos 78 anos do Missionário R. R. Soares
06/12/2025Por Carlos Fernandes, do Ongrace

COMPARTILHE
Comunidades cristãs de todo o mundo se preparam para celebrar o aniversário de dois mil anos de batismo de Jesus. Com o evento previsto para 2030, o governo da Jordânia — nação vizinha a Israel — visa incrementar o turismo religioso na região. Embora seja de maioria islâmica, o país árabe lançou um grandioso projeto para revitalizar o sítio de Al-Maghtas, apontado pela maioria dos estudiosos como o mais provável local onde João Batista batizou o Filho de Deus, situado na margem leste do Rio Jordão. A iniciativa será realizada por uma fundação criada pelo governo da capital, Amã, tendo em vista o aspecto espiritual da localidade e sua relevância arqueológica — considerada patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O projeto, orçado em 100 milhões de dólares (em torno de 560 milhões de reais), prevê a instalação de um complexo de hospedagens para visitantes e peregrinos. Porém, não se trata de nada luxuoso — a ideia é equipar o local com barracas que, ainda que dotadas de itens modernos e confortáveis, ofereçam ao turista uma experiência típica das aldeias bíblicas do passado. O empreendimento contará ainda com restaurantes, hotéis, centro de visitantes, estabelecimentos comerciais e um museu temático. A meta é atrair 1 milhão de pessoas no ano da inauguração.
O Jordão é icônico para os cristãos. Citado inúmeras vezes na Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento, o rio — que nasce no Lago da Galileia e corre para o sul, até desaguar no mar Morto — foi palco de eventos notáveis. Entre eles, está a travessia do povo de Israel na conquista de Canaã, a passagem do profeta Elias após bater com seu manto nas águas e a cura do comandante sírio Naamã, depois de se banhar no Jordão por orientação do profeta Eliseu. Diversos fatos envolvendo Jesus e Seus discípulos, além de milagres, também ocorreram em suas margens. Hoje, contudo, o rio sofre os efeitos do uso maciço de suas águas para consumo e irrigação. Em alguns trechos, ele não chega a 30 cm de profundidade.
A ocasião escolhida para a inauguração do empreendimento, chamado de Betânia além do Jordão, foi proposital. Embora não haja como afirmar qual foi a data do batismo do Messias, estimativas são feitas com base em informações dos evangelhos. Considerando a versão tradicional de que Seu nascimento tenha ocorrido no ano 1 da Era Cristã — apesar de evidências apontarem para o ano 4 a.C. —, e o fato de que, naquela época, um mestre só podia ensinar a partir dos 30 anos de idade, estima-se que o batismo tenha sido celebrado no ano 30.





