
Igreja realiza culto com uso de inteligência artificial
19/05/2025
Astronauta revela importância da fé nos nove meses que ficou no espaço
20/05/2025Por Viviane Castanheira, do Ongrace

COMPARTILHE
O ministério Jovens que Vencem (JQV), da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD), vem trabalhando para guiar a juventude na direção oposta àquela que caracteriza a atual geração, frequentemente associada à falta de compromisso e instabilidade emocional. Com uma conexão genuína com o Reino de Deus, eles demonstram engajamento e interesse crescente em se capacitar para atuar em diversas áreas do ministério. Com objetivo de atender a essa demanda, os líderes investem em cursos e treinamentos que fortalecem a fé e preparam os jovens para a obra do Senhor.
Na sede da IIGD em São Paulo (SP), um dos destaques é o curso Efésios 4, um discipulado que mescla instrução e desenvolvimento dos dons espirituais. De acordo com Enrick Jaime da Silva Carvalho, a iniciativa é considerada uma ferramenta essencial para os recém-chegados e tem sido um grande diferencial para o crescimento espiritual da garotada. Há um ano à frente da coordenação do curso na capital paulista, Enrick afirma: “A ideia é mostrar como deve ser a vida cristã, em comunhão com Cristo, incentivando-os a servir a um ministério.”


Desde 2016, Efésios 4 tem formado discípulos no estado de São Paulo, capacitando muitos jovens para o serviço na Igreja. Um desses exemplos é Raphael Oliveira Cesário, que concluiu o curso em 2020 e hoje trabalha como voluntário nos registros das reuniões. “O curso foi muito especial, porque me ensinou a dar os primeiros passos com Jesus”, compartilha o rapaz, que se sente realizado no serviço ao Senhor. “O ministério tem me ajudado a avançar e viver o novo de Deus.”

Em Salvador (BA), os jovens são incentivados pelos líderes do JQV no estado, o Pr. Erick Cerqueira e a esposa dele, Isabel Santana, a se prepararem para ações evangelísticas. “Primeiro, mostramos a importância do evangelismo e, em paralelo, analisamos se a pessoa está firme na fé para essa missão”, explica o ministro, que coordena o grupo desde 2021. Ele lembra que a missão mais nobre a ser ensinada é a de fazer discípulos: “Nosso foco é prepará-los para ganhar almas para Jesus”, destaca.

Além do conhecimento bíblico, o JQV desenvolve habilidades interpessoais, como comunicação e marketing. Na sede regional da Igreja da Graça em Sorocaba (SP), por exemplo, os jovens atuam com dedicação no departamento de comunicação da Igreja. De acordo com a fotógrafa Edileia Vieira da Gama de Avelar, responsável pela área comunicacional, eles sempre surpreendem. “Quando recebem um desafio, mostram grande destreza na realização”, elogia.

A estudante de Pedagogia Giovana dos Santos Vieira, 18 anos, que congrega na IIGD em Sorocaba, ilustra esse compromisso. Há um ano servindo no ministério, ela expressa sua alegria em participar ativamente da obra do Senhor. “Senti como se estivesse sendo chamada por Deus para esta função. É algo que me faz bem e que eu amo fazer”, conclui.