Aumentam as suspeitas de fraude no Enem 2025
01/12/2025
Aumentam as suspeitas de fraude no Enem 2025
01/12/2025

Lifestyle cristão influencia comportamento, consumo e cultura

Por Carlos Fernandes, do Ongrace

Presença e influência do segmento cristão são cada vez maiores na sociedade brasileira – Imagem: Seventyfour / Adobe Stock

COMPARTILHE

A comunidade evangélica cresce cada vez mais no Brasil. Consequentemente, há o aumento da influência entre jovens e adultos em diversas esferas que movimentam a estrutura financeira do país. Atualmente, os crentes em Jesus são quase um terço da população nacional e marcam forte presença no mercado consumidor. Denominado lifestyle cristão, os evangélicos têm força cultural, relevância política e influenciam o comportamento, a moda e as artes – além da fé em Cristo.

Essas são algumas das conclusões do relatório Gospel Power 2025, produzido pela agência de marketing digital Zygon Adtech, em parceria com a consultoria estratégica EIXO part of B&Partners. O estudo sobre o grupo religioso, feito no ambiente digital, monitorou 228 mil menções nas redes sociais TikTok, Instagram e Twitter. Além disso, coletou informações e dados em social listening, entrevistou líderes religiosos, influenciadores e analisou materiais bibliográficos, traçando um perfil do segmento.

O avanço da comunidade evangélica mostra um dos períodos de maior crescimento dos últimos anos, fenômeno que vem inspirando a esfera econômica a olhar para o grupo de maneira mais direcionada. Segundo a Associação Brasileira de Empresas e Profissionais Evangélicos (Abepre), o grupo já movimenta em torno de 21,5 bilhões de reais por ano. E o cristão é um consumidor exigente. Conforme dados do Gospel Power, 58% dos evangélicos afirmam que a fé influencia suas decisões de compra e dizem estar dispostos a pagar mais por produtos customizados ou que estejam alinhados aos seus valores. Por outro lado, três em cada dez crentes declaram já ter boicotado marcas cuja propaganda ou produção contrariam suas convicções.

Outro fato que chama a atenção é a efervescência digital dos evangélicos. Impulsionadas pela crise sanitária de 2020 e 2021, igrejas de todas as correntes teológicas implantaram cultos on-line – uma tendência que veio para ficar e que cresce a cada dia. É o caso da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD), que transmite suas celebrações em tempo real pelo YouTube, Facebook e Instagram. Alguns desses canais são usados habitualmente por mais de 85% dos seguidores de Cristo.

O crescimento evangélico brasileiro se consolidou nas últimas décadas como um dos maiores fenômenos religiosos da atualidade. O relatório aponta que esse avanço não foi homogêneo: predominam as mulheres (55,4%), os negros (59%) e o grupo formado por crianças, jovens e adolescentes (60,5%). De acordo com o estudo, essa massa jovem tem consolidado novos comportamentos e novas estéticas, influindo na liturgia do culto, que tem dado mais espaço às experiências sensoriais e até ao entretenimento – a música e a produção de conteúdo são grandes impulsionadores desse novo cenário.

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.