Desigualdade que vem do berço
30/06/2025
Desigualdade que vem do berço
30/06/2025

Mais ENEM: cursinho gratuito e fé

Por Viviane Castanheira, do Ongrace

Imagem: Daniel Ernst / Adobe Stock

COMPARTILHE

Para milhares de jovens brasileiros, a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma etapa marcada por ansiedade, incertezas e dificuldades financeiras. Entre a pressão por um bom desempenho e os custos altos de cursinhos preparatórios, muitos desistem do sonho de ingressar em uma universidade pública. No entanto, em Campo Grande (MS), uma iniciativa gratuita e transformadora está fazendo a diferença na vida de centenas de estudantes: o Mais ENEM. O curso, promovido anualmente pela Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) na capital sul-mato-grossense, une ensino de qualidade a um propósito maior, o evangelismo.

Jovens reunidos na sede da IIGD em Campo Grande (MS): concentração nas aulas para não perder nenhum detalhe – Imagem: Arquivo pessoal

Voltado para alunos de escolas públicas e privadas, o projeto oferece aulas gratuitas preparatórias para o Enem e demais vestibulares, lançando mão de uma proposta dinâmica, conteúdos alinhados às competências exigidas pelas provas e professores experientes. Além disso, apresenta um diferencial que proporciona conforto e paz aos estudantes, tão preocupados com os resultados: eles são convidados para participar dos cultos do ministério Jovens que Vencem (JQV) na sede da IIGD em Campo Grande (MS), mesmo local das aulas.

O Mais ENEM foi criado em 2014, mas sua origem é bem distante do Mato Grosso do Sul. A ideia surgiu no Nordeste, dentro do grupo jovem da sede da Igreja da Graça em João Pessoa, capital da Paraíba. “Na época, tínhamos o desejo de evangelizar jovens e ajudá-los socialmente. Começamos com a proposta de oferecer um cursinho, mas com um propósito evangelístico”, recorda-se o Prof. Kennedy Maldonado, idealizador do projeto e líder estadual do JQV-MS. Ele relata que o curso foi implementado em 2024 na sede da IIGD em Campo Grande (MS) e alcançou mais de 200 alunos apenas no ano passado. Ao longo de sua trajetória, estima-se que a iniciativa tenha beneficiado cerca de cinco mil estudantes.

O curso conta com uma equipe de 10 a 12 professores voluntários, que ministram disciplinas, como Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Gramática e Redação. “Todos os anos, temos um bom índice de aprovação. Nossos aulões são direcionados a partir de análises estatísticas sobre o que costuma cair no Enem”, explica Kennedy, professor de Matemática, Física e Química. Para este ano, a expectativa é de que o curso tenha 600 inscritos, com aulas todos os sábados, durante três meses, no segundo semestre.

Para Kennedy, o foco vai além dos conteúdos colegiais. “A intenção do projeto não se resume às aulas, inclui a evangelização. Ao fim de cada encontro, inicia-se o culto do JQV, com direito a banda, louvores e ministração da Palavra. Ao longo dos anos, conseguimos tirar jovens das drogas, de situações de abuso, e vimos muitos se tornarem membros e obreiros da Igreja”, ressalta o líder.

O projeto também atrai profissionais de fora da IIGD, como o professor de História Bruno Mendes Tulux, que leciona desde 2007. “Aceitei fazer parte do Mais ENEM pela proposta. É um trabalho maravilhoso que transforma vidas. Tive a experiência de encontrar um dos alunos trabalhando em um restaurante. Ele não tinha condições de pagar por um cursinho particular, mas sonhava cursar Engenharia. Esse encontro me marcou”, compartilha o docente, reforçando que os alunos são jovens que, apesar da correria do dia a dia, sonham conquistar uma vaga em uma universidade pública e, por isso, contam com o Mais ENEM para ajudá-los nessa caminhada. “Espero que ele tenha passado no vestibular, pois disse que estava adorando assistir às aulas. Esse retorno é gratificante”, emociona-se.

Jovens em aula do Mais ENEM na sede da IIGD em Campo Grande (MS) – Imagem: Arquivo pessoal

Vitória Gomes de Oliveira, 20 anos, é um dos frutos colhidos pelo projeto. Aluna de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ela frisa que ingressou na faculdade depois de participar das aulas do Mais ENEM em 2024 e faz questão de destacar a importância espiritual da iniciativa. “Após o curso, participava dos cultos do JQV. Era extraordinário! Os jovens eram comunicativos, e eu me sentia muito bem. Sempre convidava amigos, até os mais distantes, para participarem. Evangelizar e falar do amor de Deus transforma vidas”, garante a estudante, a qual faz parte do ministério de comunicação da Igreja da Graça em Campo Grande (MS).

A estudante Vitória Gomes, que cursa Pedagogia na UFMS, frequentou aulas do Mais ENEM em 2024 – Imagem: Arquivo pessoal


Com inscrições previstas para agosto, o Mais ENEM é bem mais do que um cursinho, trata-se de um ministério com impacto real na sociedade, que oferece ensino gratuito com qualidade e semeia a Palavra de Deus no coração da moçada. Para quem desejar participar, basta acompanhar o perfil oficial no Instagram:@maisenemms.

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.