Programação do Sunset4Jesus contou com apresentação da Cia Nissi
24/10/2024Outubro Laranja: conscientização e apoio ao TDAH
25/10/2024Bactéria já provocou, pelo menos, uma morte e dez hospitalizações nos EUA
Por Marcia Pinheiro, do Ongrace
COMPARTILHE
Órgãos e autoridades de saúde pública em vários regiões dos Estados Unidos investigam um surto de infecções por E. coli. A maioria das vítimas relata ter comido o sanduíche Quarteirão no McDonald’s antes de ficar doente. Na segunda-feira, 22 de outubro, foram registradas uma morte e dez hospitalizações causadas pela bactéria. Ainda não se sabe qual ingrediente alimentar específico está contaminado.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA afirma que o McDonald’s está colaborando com parceiros de investigação para determinar qual ingrediente teria causado o problema de saúde. A rede de fast food afirma ter parado de usar cebolas frescas em tiras e hambúrgueres de carne em vários estados enquanto a investigação está em andamento.
As ações da rede caíram quase 7% na abertura dos mercados na quarta-feira, 23 de outubro, possivelmente sendo o pior dia desde 12 de março de 2020, quando quase todo o mundo entrou em lockdown devido à Covid-19.
Bactéria afeta sistemas gástrico e urinário
A Escherichia coli (E. coli) é uma bactéria gram-negativa que pode causar infecções urinária ou gástrica, causando sintomas como diarreia aquosa ou com sangue ou dor ou ardor ao urinar, por exemplo.
Essa bactéria vive naturalmente no intestino, sem que haja qualquer sinal de doença, no entanto, pode ser facilmente transmitida através de consumo de alimentos ou água contaminados, ou desequilíbrio da microbiota da região genital.
Alimentos contaminados
O CDC relatou pelo menos 49 casos da doença em dez estados. A maioria dos casos de infecções associadas aos hambúrgueres foi registrada no Colorado e em Nebraska.
Os cidadãos que consumiram recentemente o lanche Quarteirão foram orientados a procurar um médico diante de sintomas como:
1.Diarreia e febre acima de 39°C;
2.Diarreia por mais de 3 dias que não melhora;
3.Diarreia com sangue;
4.Vômito incontrolável;
5.Sinais de desidratação, como falta de urina, boca e garganta secas e tontura ao levantar.
Recuperação
A maioria das pessoas infectadas com E.coli geralmente começam a apresentar sintomas de 3 a 4 dias após a ingestão da bactéria. Boa parte se recupera sem tratamento após 5 a 7 dias. No entanto, algumas pessoas podem desenvolver problemas renais graves (síndrome hemolítico-urêmica, também chamada de SHU) e precisam ser hospitalizadas.