
Ministério de Comunicação da IIGD lança o projeto Conectados na Palavra
03/02/2026Por Marcelly Cavalcanti, do Ongrace

COMPARTILHE
Ron Kenoly, referência na música gospel e líder de adoração contemporânea, faleceu nesta terça-feira (3), aos 81 anos. A notícia foi divulgada pelo seu diretor musical, Bruno Miranda: “Fora do palco, Doc carregava a mesma integridade, humildade e reverência a Deus que o mundo via sob os holofotes”, escreveu Miranda, no Instagram. A causa da morte não foi revelada. Sua partida deixa um legado profundo na música cristã e no coração de milhares de pessoas que foram profundamente tocadas por seu ministério ao redor do mundo.
Ao longo de sua carreira, Kenoly visitou o Brasil diversas vezes, sendo recebido com grande expectativa por igrejas, líderes e admiradores de suas canções. Ele ministrou em eventos importantes influenciando a música gospel brasileira e fortalecendo a cultura de adoração entre os cristãos. Um homem negro, de voz firme, que, nos anos 1990, impactou o Brasil com suas performances e levou uma geração inteira a inovar na forma como produziam música.
Em uma de suas visitas ao país, o cantor revelou, em entrevista à Revista Graça, a admiração à musicalidade nacional e às celebrações cristãs: “Pessoalmente, admiro muito a música brasileira. Sempre gostei dela, mesmo antes de eu estar no Brasil pela primeira vez. Aprecio a paixão que o povo do Brasil tem. Durante muito tempo, pensei que isso só existia no Carnaval, mas, quando comecei a vir aqui, pude ver que o Corpo de Cristo possui uma tremenda paixão por Jesus. As pessoas aqui amam o Senhor e adoram celebrar a bondade de Deus. Eu amo isso também. Adoro ser parte dessa celebração.”
Sua presença era sempre marcada por momentos intensos de louvor, comunhão e ensino, aproximando brasileiros de músicas que se tornaram clássicos na liturgia evangélica do país. Kenoly chegou a gravar em português e explicou, na ocasião, o motivo da escolha: “Por que não? [risos] Acredito que, quando você ama alguém, tenta comunicar-se com ela no seu nível. Deus nos ama tanto que enviou Jesus para Se comunicar em nosso nível”, explicou. A seguir, Ron completou: “Meu ministério tem sido aceito em países de língua espanhola, portuguesa e francesa. Deus tem colocado em meu coração o desejo de me expressar a essas pessoas e mostrar meu amor por elas. Estou trabalhando nesse CD em português e espero concluí-lo este ano.”
Uma trajetória voltada para a adoração
Nascido em 6 de dezembro de 1944 em Coffeyville, Kansas (EUA), Kenoly dedicou sua vida a criar ambientes onde a presença de Deus fosse sentida e adorada com sinceridade e alegria. Sua missão, mais do que produzir músicas, era conduzir pessoas a uma experiência genuína com Jesus por meio da adoração coletiva.





