Quarto Rosa
25/11/2024
Ação aconteceu no município de Cáceres (MT)
Por Alessandra Nunes, do Ongrace
COMPARTILHE
A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Cáceres, no Mato Grosso (MT), recebeu do ministério Mulheres que Vencem (MqV), da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD), o apoio à campanha de doação de sangue, no mês de novembro. A ação, que também ocorreu nos meses de abril e julho, contou com a presença de 55 voluntárias.
A coordenadora do MqV da cidade de Cáceres, Emmanuely Silva, destacou que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas. “Ao longo desses meses, unimos forças para fazer a diferença na vida de quem enfrenta momentos difíceis. Com esse ato de amor, conseguimos ajudar 217 pessoas que precisaram de transfusão”, revelou a organizadora, que, há 15 anos, foi hospitalizada e também necessitou receber sangue.
Ela conclui: “Em 2009, precisei de plaquetas e, desde então, o desejo de ajudar outros cresceu. Nunca consegui ser frequente [na doação], mas neste ano isso foi possível com a união de nossas mulheres. Seguirei com essa nobre missão”.
Valdenice de Oliveira se tornou doadora de sangue em 1998, quando seu pai precisou de transfusão. “Doar sangue é um ato de amor. Sou grata por podermos ajudar a salvar tantas vidas”, declara.
Neide Barbone vê a iniciativa como obediência à Palavra de Deus: “Doar sangue, para mim, é uma grande realização. Sinto estar mais perto do Senhor, pois Ele nos ensinou o quanto é importante ajudar e cuidar uns dos outros. E essa ação é uma demonstração de amor”.
A doação de sangue é um ato simples, mas que salva vidas. A importância desse gesto se reflete na capacidade dos bancos de sangue de atender às necessidades de pacientes em situações de emergência ou submetidos a tratamentos contínuos e a procedimentos cirúrgicos. Com uma demanda constante e a necessidade de manter estoques adequados, a doação regular é vital para garantir a segurança e a saúde de milhares de pessoas.
A próxima campanha de doação de sangue das Mulheres que Vencem de Cáceres acontecerá durante todo o mês de fevereiro de 2025. As interessadas em participar podem entrar em contato pelo telefone (65) 99648-9920, pelo Instagram ou pelo Facebook da IIGD de Cáceres, que fica na Rua da Tapagem, 200, Centro.
Para doar sangue, é preciso que o voluntário atenda a alguns critérios estabelecidos pelas normas técnicas do Ministério da Saúde. Confira:
1.Apresentar documento original com foto expedido por órgão oficial.
2.Estar em boas condições de saúde.
3.Ter de 16 a 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam preencher formulário de autorização).
4.Pesar, no mínimo, 50kg.
5.Estar descansado (ter dormido, pelo menos, 6 horas nas últimas 24 horas).
6.Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).