
Estudo aponta: Deus criou o mundo
18/08/2025Por Carlos Fernandes, do Ongrace

COMPARTILHE
Um futuro brilhante pode começar com pequenas atividades, como arrumar a roupa de cama ou organizar a caixa de brinquedos. Essa é a conclusão de um dos maiores estudos já conduzidos pela Universidade de Harvard, importante centro de pesquisas sediado em Cambridge, no estado norte-americano de Massachusetts. Crianças que, desde cedo, assumem atividades domésticas tendem a se tornar adultos mais equilibrados, com maior senso de responsabilidade e grande possibilidade de obter sucesso familiar e profissional.
A pesquisa, que vem sendo desenvolvida há mais de 80 anos e acompanhou três diferentes gerações, identificou fatores que influenciam no sucesso e no bem-estar pessoal ao longo da vida. Os pesquisadores concluíram que realizar pequenas tarefas desde a infância faz muita diferença no desenvolvimento do ser humano em formação. Assim, quando uma criança arruma o próprio quarto, lava a louça ou cuida do bichinho de estimação, está construindo um futuro melhor para si mesma.
Segundo os responsáveis pela sondagem, essas obrigações ensinam à criança que o esforço individual promove o bem coletivo. Essas competências individuais se consolidam como práticas a serem observadas por toda a vida em sociedade. O trabalho reforça a noção de que educar é não apenas incentivar o estudo formal, mas também estimular o cuidado e a colaboração.
Portanto, se você tem uma criança em casa e quer prepará-la melhor para o futuro, veja alguns serviços que podem ser delegados: A partir dos 3 anos, guardar os próprios brinquedos, colocar roupa suja no cesto e limpar o que derramar; a partir dos 5 anos, arrumar a cama, ajudar a pôr a mesa e tirar o lixo; a partir dos 8 anos, lavar a louça (sob supervisão), cuidar de animais de estimação e varrer a casa; a partir dos 10 anos, preparar refeições simples (sob supervisão), lavar e estender roupas e ajudar a lavar o carro da família.
O estudo de Harvard demonstra que as pessoas que crescem em um ambiente colaborativo desenvolvem aptidões executivas, na medida em que aprendem a seguir regras definidas e a cumprir prazos estabelecidos. Isso inclui melhor capacidade de planejamento, autorregulação, alternância entre tarefas e memorização de instruções.