
Verdades do passado
15/01/2025
A Igreja que faz a diferença
16/01/2025
Adolescentes cristãos do Brasil se destacam em pesquisa sobre compromisso com Cristo e efeitos práticos da fé
Por Carlos Fernandes, do Ongrace

COMPARTILHE
Esqueça aquela história de que os adolescentes são todos iguais, individualistas e alienados das realidades que os cercam. Pelo menos, os teens que conhecem Cristo são engajados com a Bíblia e têm fome de aprender mais sobre Ele. Estas são algumas das conclusões de uma pesquisa conduzida pelo Grupo Barna, dos Estados Unidos, especializado em estudos demográficos com corte em religião e comportamento. Mediante entrevistas com 3,3 mil jovens latino-americanos de 13 a 17 anos de idade, a mostra concluiu que a região abriga uma geração “conectada e digitalmente capaz”, que direciona muitas de suas competências para a fé.
Os entrevistados dos quatro países pesquisados — Brasil, México, Colômbia e Honduras — revelou um entusiasmo e uma paixão por sua fé superiores à média global. Os brasileiros, de maneira particular, mostraram um entendimento elevado acerca de Cristo e da Bíblia. Nada menos que 74% dos adolescentes cristãos no Brasil disseram acreditar que Jesus traz esperança às pessoas, e seis, em cada quatro, creem que Ele faz diferença na atualidade. Para efeito de comparação, as mesmas perguntas feitas a jovens dessa faixa etária em todo o mundo revelam que em torno de 25% deles se consideram cristãos comprometidos.
Coordenadora do grupo Jovens que Vencem Teen na Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) em Belo Horizonte, Nayara Cristina Ferreira dos Santos Apolinário confirma que tem visto mais adolescentes buscando o batismo nas águas e decidindo seguir Cristo. “Isso mostra o envolvimento deles com Deus e com a fé”, acentua. Ela acredita que, assim como tem acontecido com os jovens que lidera na capital mineira, o crescimento e a propagação da Palavra de Deus têm parte nessa espiritualidade juvenil: “Com a tecnologia tão avançada e próxima a esses jovens, eles têm mais acesso ao Evangelho.”
A pesquisa do Barna também mostra que os adolescentes mais engajados tendem a ter uma experiência mais significativa de fé. Questionados se a própria relação com Jesus lhes traz alegria e satisfação, 84% dos teens não tiveram dúvidas em responder positivamente.