
Exposições virtuais ameaçam integridade de crianças e adolescentes
11/04/2025Por Viviane Castanheira, do Ongrace

COMPARTILHE
A Santa Ceia é uma celebração de lembrança do sacrifício de Jesus na cruz. Também é uma oportunidade de agradecer-Lhe, refletir sobre a própria vida, pedir-Lhe perdão pelos pecados cometidos e ratificar o compromisso de viver segundo a vontade de Deus. Além disso, é um momento ideal para fortalecer a comunhão com os irmãos na fé, integrantes da mesma família, do Corpo de Cristo.
De acordo com o Missionário R. R. Soares, a participação na Ceia do Senhor é primordial para garantir a comunhão com Cristo. “Não há como alguém participar da Ceia em memória do sacrifício de Jesus e continuar perdido, pois quem invocar o Nome do Senhor será salvo”, frisa Soares, citando o texto de Romanos 10.13. Entretanto, ele lembra que há regras para aquele que deseja fazer parte desse evento. “Quem não tem Jesus como Salvador não pode participar da Santa Ceia, a menos que O aceite e Lhe peça perdão dos próprios pecados”, explica o pregador, referindo-se às palavras do apóstolo Paulo registradas em 1 Coríntios 11.27,30: Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor […] Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem.

O Pr. Charles Machado, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) no Parque Novo Mundo, no Distrito da Vila Maria, na zona norte de São Paulo (SP), afirma que essa celebração deve ser encarada como um momento especial. “Além de ser um memorial, ela nos dá esperança para o futuro, como está escrito em João 6.54: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último Dia. No momento da Santa Ceia, cremos que Cristo está presente para encontrar-Se com Seu povo e fortalecê-lo. E, participando desse momento, proclamamos alegremente a morte do Senhor até que Ele volte”, explica.

Para o Min. Daniel Bahiano, líder regional da Igreja da Graça em Sorocaba (SP), no interior do estado paulista, o objetivo central da Ceia do Senhor é a comunhão com o Salvador, Aquele que nos dá vida. “É um evento indispensável para quem deseja ter parte com Deus. Não devemos participar do corpo e do sangue de Cristo de qualquer maneira, ou estando em pecado. Por essa razão, as Sagradas Escrituras orientam: Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice”, destaca Bahiano, referindo-se à passagem de 1 Coríntios 11.28. “Quem estiver em pecado tem a prerrogativa de se arrepender, confessar seus pecados e pedir perdão por seus erros, tornando-se, assim, apto a participar da comunhão. A pessoa que se recusa a participar ou o faz incorretamente não está discernindo ou reconhecendo a importância da celebração. E, com isso, corre o risco de enfraquecer, adoecer e até morrer espiritualmente”, alerta.