
Em nome da liberdade religiosa
07/08/2025Por Carlos Fernandes, do Ongrace

COMPARTILHE
A Missão Portas Abertas, organização de referência na luta pela liberdade religiosa no mundo, está completando 70 anos. Fundada em 1955 pelo missionário holandês Anne van der Bijl (1928-2022), a entidade atua diretamente em mais de 60 países, alguns dos quais marcados pela intensa restrição à prática da fé cristã.
Surgida no auge da Guerra Fria (1947-1991), Portas Abertas tem sua origem no trabalho missionário de Van der Bijl, que, a bordo de seu fusca, levava bíblias de maneira clandestina a nações da antiga Cortina de Ferro, onde a pregação cristã era reprimida pelo regime socialista. Suas aventuras de fé em países, como Polônia, Albânia, Romênia, Hungria e as extintas Tchecoslováquia e Alemanha Oriental são contadas no best-seller O contrabandista de Deus, lançado em 1967. Devido aos riscos extremos da atividade, Van der Bijl adotou o pseudônimo Irmão André (homenagem a um dos discípulos de Jesus), com o qual se tornou mundialmente conhecido.
Com o tempo, a Missão Portas Abertas se tornou um braço da Igreja em regiões nas quais abraçar a fé cristã significa sofrer punições, ser preso ou pagar com a própria vida. Além de encorajar e apoiar os cristãos perseguidos, a instituição distribui literatura, fomenta a obra missionária, divulga notícias e denuncia prisões arbitrárias e ameaças a pastores e líderes, além de mobilizar a comunidade cristã internacional para orar pela Igreja Perseguida.
Com sede mundial em Harderwijk, na Holanda (Países Baixos), e uma de suas filiais no Brasil desde 1978 (em São Paulo), Portas Abertas elabora anualmente a Lista Mundial da Perseguição (LMP), um ranking que aponta os países que mais perseguem o cristianismo por meio de legislações restritivas, subtração de direitos civis, violência religiosa e atos de intolerância praticados contra os servos de Deus. A Missão Portas Abertas também promove, ano após ano, o Dia da Igreja Perseguida (DIP), uma campanha de conscientização voltada às igrejas do mundo livre, em favor dos irmãos em Cristo que padecem, ao redor do planeta, por espalhar a mensagem do Evangelho.