Expo Cristã contou com a presença da IIGD no Rio de Janeiro
10/09/2024Reuniões com o Missionário marcam o domingo em São Paulo
13/09/2024
Programa CQV na TV leva o Evangelho de Cristo à garotada de maneira lúdica e educativa
Por Carlos Fernandes, do Ongrace
COMPARTILHE
Hoje tem brincadeira? Tem, sim senhor! E tem diversão? Tem! E bênçãos de Deus? Têm? Mais ainda! A animação das crianças parece não ter fim, e, se depender do ministério Crianças que Vencem (CQV), ela não vai acabar. É que, desde o início de julho, entrou no ar o CQV na TV. O programa estreou nas férias escolares e, devido ao sucesso, permaneceu na grade da RIT. Agora, milhões de crianças, não apenas pela TV, como também pelas redes sociais e mídias digitais, terão acesso a tudo o que tem sido feito na Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) para elas ao longo de tantos anos. É a tradicional Escolinha da Graça, chegando aos lares brasileiros e levando a Palavra de Deus aos pequeninos, em uma linguagem divertida e dinâmica, e revelando à meninada o melhor Amigo que se pode ter: Jesus Cristo.
Surgido no âmbito do Crianças que Vencem (CQV), a atração vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h50, pela RIT, e às 15h30, pelo Canal IIGD. Isso, sem falar nas retransmissões pelas redes sociais e pelo YouTube. Portanto, seja qual for a rotina da criançada ou seu horário escolar, todas podem assistir ao programa, o que enche o coração das apresentadoras de gratidão ao Senhor. “É uma alegria imensa estar à frente desse programa, que fala ao coração dos pequeninos e leva a Palavra de Deus para o seu crescimento”, destaca Lucilene Silva, a Tia Lu, uma das apresentadoras. Com roupas coloridas e muita espontaneidade, ela e Jucimara Oliveira, a Tia Ju, comandam brincadeiras, fazem orações, leem a Palavra e organizam atividades interativas. CQV na TVé repleto de variedades infantis e tem, como um dos destaques, imagens das crianças participando dos cultos – uma maneira lúdica e eficaz de inseri-las no contexto e na vida do organismo que é o Corpo de Cristo.
Lucilene acrescenta que o público mirim é muito receptivo, e esse retorno é expresso pelas redes sociais ou pessoalmente, quando as apresentadoras visitam as igrejas. “‘Tá sendo uma bênção’, dizem uns; ‘Tia, assisti hoje!’, afirmam outros”, diverte-se Tia Lu. “É muito importante que a garotada tenha um canal que fale do amor de Deus na linguagem que podem entender”, esclarece Tia Ju. Isso, claro, sem falar na importância desse papel agregador, em torno de valores da Palavra, para a família. “Cremos que somos, apenas, um canal para que a criança tenha acesso ao Evangelho de maneira mais simples”, emenda Tia Ju, que também é pedagoga e coordenadora nacional do Crianças que Vencem. “O programa é uma ferramenta do Céu para que a salvação alcance o coração de crianças que, de outras maneiras, jamais poderíamos proporcionar.”
‘Carinho e consagração’
A ideia de veicular algo nos moldes do CQV na TVsurgiu em 2020, como explica a gerente de produção Sara Martinez: “Era uma programação especial para o IIGD, canal 9 da Nossa TV”, pontua. Na época mais restritiva da pandemia da covid-19, era feita e transmitida a Live CQV, no templo-sede da Igreja da Graça em São Paulo. “Depois, migramos para o estúdio.” Devido à enorme receptividade dessas iniciativas, foi montada uma equipe maior, com técnicos, produtores e pessoal de apoio. O diretor-geral da RIT, Kalled Adib, abriu, então, a possibilidade para que o programa, que já era exibido aos sábados pelo canal IIGD, fosse ampliado para ser parte da grade diária. “Essa oportunidade tem sido especial para nós essa chance de levar o trabalho do ministério CQV para mais pessoas assistirem’, celebra a gerente Sara.
“Sabemos que a infância é uma fase crucial para o desenvolvimento e aprendizado; por isso, nós nos dedicamos a oferecer um conteúdo de qualidade para nossos pequenos telespectadores”, sustenta o diretor Kalled. Além do conteúdo já exibido, que também inclui desenhos animados, estão no projeto novos quadros educativos, como CQV e a Musicalização, com pequenas aulas de iniciação em música; e CQV e as Emoções, com uma didática que estimula a criança a entender e lidar melhor com seus sentimentos à luz da Bíblia Sagrada. Tia Ju destaca que a Escolinha sempre foi um ministério desenvolvido com alegria, carinho, dedicação e consagração. “Agora, temos a oportunidade de, sem limitações de espaço e visibilidade de um único templo, ensinar o Caminho aos pequenos em escala muito maior, e sempre com a mesma entrega. Estar na RIT, hoje, é viver um sonho para a glória de Deus.”