Jovens movimentam obra de evangelização nas Igrejas da Graça
28/11/2024
Bíblia: livro mais influente
28/11/2024
Jovens movimentam obra de evangelização nas Igrejas da Graça
28/11/2024
Bíblia: livro mais influente
28/11/2024

Pastor e psicóloga comentam benefícios de ser grato

Por Marcia Pinheiro, do Ongrace

Cristãos comemoram o Dia de Ação de Graças toda quarta quinta-feira de novembro – Imagem: Ilustrativa / Ben White – Unsplash

COMPARTILHE

O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day, em Inglês) surgiu nos Estados Unidos, onde é um feriado tão importante quanto o Natal. A comemoração se dava após a época das colheitas, como forma de agradecer a Deus pela fartura da produção agrícola. Hoje, norte-americanos, canadenses, holandeses e parte dos caribenhos e dos brasileiros celebram a data todos os anos, sempre na última quinta-feira de novembro. No Brasil, o Dia de Ação de Graças ainda não é uma tradição, mas é possível aproveitar a ocasião para se reunir com a família e os amigos e, juntos, agradecer a Deus por todas as bênçãos recebidas no ano que se finda.

Vale ressaltar que o Dia de Ação de Graças não está associado a nenhuma religião e popularizou-se ao ser comemorado por todos, independentemente do credo religioso, no decorrer dos anos.

O que a Bíblia diz sobre gratidão

Segundo o Pr. Josias Cruz, líder da sede regional da Igreja Internacional da Graça de Deus no Méier, zona norte do Rio de Janeiro, a Palavra de Deus sempre aponta para a importância de termos um coração grato. “A gratidão é apresentada como uma atitude central na vida não apenas espiritual, mas também emocional. Podemos demonstrá-la pelo reconhecimento das bênçãos de Deus em nossa vida: Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Ts‬ 5‬.18), diz o pastor.

Pr. Josias Cruz mostra como a Bíblia nos orienta a termos um coração grato – Imagem: Rodrigo Di Castro

Na opinião do pastor, esse sentimento nos ajuda a reconhecer todas as bênçãos divinas e traz fortalecimento à nossa fé: “A gratidão melhora o nosso relacionamento com o Senhor e com o próximo, tornando-nos mais unidos em amor: Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”, enfatiza com o texto do Salmo‬ 133‬.1.

Ele continua: “Ser grato a Deus e às pessoas, agindo sempre com base no que orientam as Escrituras Sagradas, criará, no mundo espiritual, um caminho para nosso crescimento pessoal e social. Lembrando que, se fizermos um mau plantio, colheremos frutos ruins (maus resultados). Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl‬ 6‬.7‬).

Comunhão e festividade

O Dia de Ação de Graças foi instituído como dia festivo nos Estados Unidos pelo então presidente Abraham Lincoln, em 1863, mas apenas em 1941 passou a ser um feriado nacional. Já no Brasil, a data foi instituída por meio da Lei nº 781, em 1949. A comemoração foi sugerida por Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos Estados Unidos na época.

Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é uma data festiva, assim como o Natal – Imagem: Ilustrativa / Freepik

Essa data especial nos convida a refletir sobre o quanto temos recebido de bom e acerca do poder transformador da gratidão, uma vez que, ao exercitá-la, podemos ter a nossa perspectiva de vida mudada, tornando-nos mais conscientes tanto das pequenas quanto das grandes bênçãos recebidas, e experimentar um sentimento de bem-estar e bem-aventurança.

Praticar a gratidão também traz benefícios para a saúde – Imagem: Ilustrativa / Freepik

Gratidão e saúde

Estudos mostram que cultivar a gratidão está associado a benefícios para a saúde mental e física, como a redução do estresse, a melhoria do sono e o aumento da felicidade. Além disso, ela também fortalece relacionamentos, pois, quando expressamos nossa apreciação a alguém, criamos um ambiente de conexão e empatia. Ao refletirmos sobre as coisas pelas quais somos gratos, nossa visão de mundo se torna mais positiva, e aprendemos a valorizar o presente, em vez de nos concentrarmos nas dificuldades.

De acordo com a psicóloga Layssa Ádrian G. Santos, “a gratidão desempenha um papel fundamental na saúde mental, trazendo benefícios significativos para o bem-estar emocional e psicológico. Ter um coração grato implica valorizar as coisas boas da vida, mesmo em meio aos desafios. Isso pode transformar a maneira como lidamos com as adversidades do dia a dia”, comenta Layssa.

Psicóloga Layssa afirma que as pessoas gratas tendem a lidar melhor com situações difíceis – Imagem: Arquivo pessoal

Para a psicóloga, que também é pastora, “a gratidão ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo um estado de calma e serenidade e estimula a produção de hormônios do bem-estar, como a dopamina e a serotonina, os quais melhoram o humor e a combatem sintomas de depressão.”

Layssa afirma ainda que as pessoas gratas tendem a ser mais resilientes, a lidar melhor com situações difíceis e a encontrar significado nos desafios. “Essa prática também fortalece os laços, já que expressar gratidão melhora os relacionamentos e promove empatia”, diz. “Então, cultivá-la, no dia a dia (seja por meio de anotações em um diário, de reflexões noturnas ou de simples agradecimentos às pessoas ao nosso redor), pode ajudar a promover uma saúde mental mais equilibrada, maior satisfação com a vida e relacionamentos mais saudáveis”, conclui.

Data serve para lembrar de todas as bênçãos concedidas por Deus ao longo do ano – Imagem: Ilustrativa / Freepik

O Dia de Ação de Graças é uma boa oportunidade para começar ou reforçar essa prática em nosso cotidiano, lembrando-nos de que, mesmo em meio às adversidades, sempre há algo pelo que podemos ser gratos. Agindo assim, não apenas melhoramos nossa própria vida, mas também contribuímos para um ambiente mais harmonioso e acolhedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.