Fomos salvos pela graça, inocentados das nossas culpas pelo sangue de Jesus, que nos purifica de toda iniquidade (1 Jo 1.7). Por isso, somos mais do que vencedores, porque o Filho de Deus venceu o diabo por nós (Rm 8.1ss). Agora, como proceder para provar que amamos o Senhor? Tendo e cumprindo os Seus mandamentos (Jo 14.21). Caminhamos para o Grande Dia, no qual Ele arrebatará a Sua Igreja, levando-a para o Reino de Deus, onde não há pecado (1 Ts 4.13-18).
A declaração do Salvador resolve os problemas dos salvos que caíram em pecado após terem sido lavados: eles precisam procurar o Senhor (Jo 5.40), confessar as suas iniquidades (1 Jo 1.9), praticar as boas obras novamente (Ap 2.5), retornando para o Senhor (Jr 3.7), como deseja a Igreja, a Noiva de Cristo (Ct 6.13). Há súplicas em favor de quem teve o espírito recriado no Mestre e caiu tolamente, mas não negou Aquele que o resgatou (Ap 2.13; 3.8).
Quem se afasta do Senhor tem o seu pé no atoleiro, mas é propriedade de Deus e tem a promessa dEle de jamais ser abandonado (Hb 13.5). Ao tomarmos por base o exemplo do filho pródigo na sua decisão, o que se desviou será recebido de volta e restaurado no seu ministério (Lc 15.11-24). Ainda que a morte esteja rondando você, levante-se agora, pois o Todo-Poderoso não Se esqueceu do seu primeiro amor (Ap 2.4-7). É necessário se decidir já!
A parte que sustenta a sua vida está presa no lodo, e os seres da destruição querem entrar no seu espírito, mas não têm conseguido, porque, como salvo, você é jardim fechado, e a chave está no Senhor (Ct 4.12). Deus tem o recipiente com a água para lavá-lo, a fim de tirar toda a lama e os micróbios que esperam o dia da sua partida. Cristo disse no livro de Apocalipse: Ao que vencer (Ap 2.7,17,26; 3.21); então, não seja o perdedor da sua batalha!
Você só precisa lavar os pés, passando pelo processo do arrependimento, o qual derrubou a sua esperança, acabou com a sua certeza e quase o levou à perdição eterna. O Senhor está ao seu lado para recebê-lo de volta e dar-lhe a vida com abundância que Ele lhe trouxe, mas você a desprezou. Acorde! Jesus é o Salvador, o Médico para curá-lo e Deus para lhe dizer: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus (Is 41.10a).
Os seus pés pisaram em terreno perigoso e mortal, mas Deus diz na Sua Palavra: O SENHOR sustenta a todos os que caem e levanta a todos os abatidos (Sl 145.14). Portanto, alegre-se! Você não é exceção. A sua alma deve ser retirada da cova, onde os seus pés estão presos. Se o que você fez foi triste, será maravilhoso o agir do Senhor para recuperá-lo. Filho pródigo, seja sábio, volte agora e o Pai celestial o restaurará!
Quando você se entregou a Jesus, Ele o limpou por completo. Ao cair, o seu pé se sujou. Foi grande a decepção do Senhor ao vê-lo enveredar-se pelo caminho do erro. No entanto, Ele o chama: “Volte para o seu Noivo”. Em breve, Cristo descerá das nuvens, a fim de resgatar as suas preciosas ovelhas. Você continuará na mão de Satanás? O Senhor diz: “Volte, volte e volte!”.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares