Plantando o futuro
22/08/2024Sem fronteiras
26/08/2024Vídeos apresentam contexto histórico das cidades turcas
Por Alessandra Nunes, do Ongrace
COMPARTILHE
O programa Fatos em Foco, transmitido pela RIT TV, exibiu, no dia 18 de agosto, uma série de reportagens dedicada às Igrejas do Apocalipse feitas pelo ministro da Palavra de Deus, deputado federal, cantor e escritor David Soares. Esse projeto é uma extensão do trabalho iniciado em 2014, quando o autor lançou o livro As 7 igrejas do Apocalipse, que documenta, por meio de fotografias atuais, os vestígios dessas comunidades históricas.
Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia foram mencionadas nas cartas enviadas pelo Espírito Santo por intermédio do apóstolo João no livro de Apocalipse, nos capítulos 2 e 3. Essas igrejas estavam localizadas em cidades importantes na região da Ásia Menor, que é parte da atual Turquia, durante o período do Império Romano. Cada mensagem do apóstolo se dirigia a uma dessas comunidades, contendo elogios, críticas e exortações.
David Soares acredita que compreender o cenário da época é fundamental para revelar detalhes não descritos claramente na Bíblia. “Abrimos a Bíblia e vemos mapas, mas não temos ideia do ambiente real da época.
Havia uma vida inteira acontecendo paralelamente à passagem bíblica. Uma sociedade e uma cultura ali. Mostrar a vivência das pessoas, o que elas passavam e sentiam, ajuda a entender melhor o contexto [do que está nas Escrituras]”, analisa o autor.
O projeto tem como objetivo aprofundar o ponto de vista histórico para auxiliar no conhecimento bíblico. “Percebi que isso dará um entendimento melhor para as pessoas quando lerem [a Bíblia].
Então, pensei: preciso ir lá!”, explica David, destacando, por exemplo, a importância de Pérgamo para o avanço da Medicina. “Eles foram capazes de desenvolver princípios praticados hoje pela Psicologia moderna para adotar o estudo do sono ou descobrir como a água é capaz de curar, os benefícios das fontes termais, da lama, tudo para tentar dar normalidade à saúde das pessoas”, revela o autor. A série não só ilumina o passado, mas também mostra como os avanços das cidades turcas ainda ressoam no presente.
As reportagens podem ser vistas no YouTube.
1 Comment
Muito bom