Arqueólogos encontram evidências de cerco a Jerusalém descrito na Bíblia
16/10/2024
Cidade de Deus: memórias de um missionário indiano
17/10/2024
Arqueólogos encontram evidências de cerco a Jerusalém descrito na Bíblia
16/10/2024
Cidade de Deus: memórias de um missionário indiano
17/10/2024

Reuniões ministeriais promovem unidade, comunhão e alinhamento de propósitos na obra de Deus

Por Carlos Fernandes, do Ongrace

A Pra. Juliana (à frente), com a equipe da IIGD em Goiás, na reunião ministerial: “Quem cuida também precisa ser cuidado” Imagem: Divulgação

COMPARTILHE

Reunir-se, antes ou durante as atividades diárias, para orar, louvar ao Senhor e fortalecer-se espiritualmente com o objetivo de realizar melhor a obra divina. Qual cristão não gostaria de fazer isso? Pois essa tem sido a experiência de pastores, obreiros e voluntários da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) nas reuniões ministeriais. Nessas ocasiões, as equipes se encontram na presença do Altíssimo para receber o alimento espiritual, que será compartilhado posteriormente com os membros e frequentadores dos cultos. Os pastores estaduais e regionais adotaram essa iniciativa quando perceberam a necessidade de fortificar aqueles que têm a missão de restabelecer as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos, fazendo caminhos retos para os pés de outros, conforme está escrito no livro de Hebreus 12.12.

Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!”. Citando o Salmo 133.1, o Pr. Anderson Ferreira, líder regional da Igreja da Graça em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, sintetiza o que tem sido feito em todo segundo sábado do mês. “O foco é fortalecer a nossa união cada vez mais.” Segundo o dirigente, a aceitação é grande: “Algo muito significativo nessas atividades é a cooperação entre as igrejas. Embora realizemos os encontros em nossa sede regional, valorizamos profundamente a participação de todos. Sozinhos podemos chegar a algum lugar; mas, juntos, vamos muito mais longe”, afirma o ministro.

As reuniões em Caxias são focadas principalmente na comunhão e na edificação da fé, mas também possuem caráter evangelístico. “Há um esforço especial na questão espiritual de cada obreiro e colaborador. Por isso, temos um forte momento de busca e oração, pois muitos ali são ovelhas no meio de lobos e precisam fazer a diferença para alcançar os perdidos para Cristo”, frisa Anderson. Desde que ele assumiu a liderança da Igreja na região, três reuniões foram realizadas, e o número de participantes têm crescido. “As pessoas compartilham umas com as outras as bênçãos que recebem. O agir de Deus, a busca e a Palavra estão transformando vidas. Além disso, temos ouvido diversos testemunhos que fortalecem a nossa fé”, encerra o líder.

Segundo o Pr. Anderson, um dos objetivos dos encontros é buscar o Senhor em oração Imagem: Arquivo pessoal

Determinação e foco

A comunhão com os irmãos de fé é uma das disciplinas espirituais mais valorizadas na Bíblia. Todavia, para quem põe as mãos no arado, nem sempre isso é possível. Muitas vezes, pastores, líderes e obreiros estão tão envolvidos com seus afazeres que não conseguem ter momentos individuais de clamor ou meditação ao longo dos cultos. Portanto, os encontros ministeriais vêm suprir uma importante lacuna na vida espiritual dessas pessoas. Em um ambiente mais íntimo e sem a necessidade de permanecer atento a quem chega ou sai, bem como de se preocupar em servir a Ceia do Senhor ou prestar serviços de apoio à liderança, cada um pode dar vazão à própria fé. E o melhor de tudo: na companhia daqueles que exercem ministério semelhante, o que reforça os laços de amizade e a interação do Corpo de Cristo.

Em Belo Horizonte, quem tem dado muita atenção a esse contato mais próximo com suas equipes é o Pr. Rogério Postigo, líder estadual da Igreja da Graça em Minas Gerais – iniciativa que ele já realizava quando coordenava a IIGD no Rio de Janeiro. “Desde quando estava lá, sempre fiz reuniões ministeriais com pastores, professores da escolinha e líderes dos grupos de apoio, como jovens, homens e mulheres”, lembra-se. Atualmente, os encontros concentram, mensalmente, ministros do Evangelho e voluntários. “O propósito é buscarmos a Deus. Sempre temos uma mensagem de edificação direcionada a quem se dedica a fazer a obra do Senhor”, explica.

Obreiros, pastores e voluntários: um só corpo em favor da obra do Senhor Imagem:
Divulgação

Para o Pr. Israel Terra, da IIGD em Niterói (RJ), esses encontros proporcionam ótimos frutos. “Com certeza, o resultado é muito bom. Como é uma reunião entre convertidos, ela produz unidade, ensinamento e alinhamento ministerial, com todos pensando em torno do mesmo propósito.” Uma das ênfases desses ajuntamentos é promover o crescimento do Reino de Deus. “Precisamos nos encher do poder do Senhor, a fim de que estejamos capacitados a abastecer as pessoas que vêm a nós com o genuíno desejo de se alimentar da Palavra de Deus.” A Pra. Juliana Viana, líder da Igreja da Graça no Estado de Goiás, tem pensamento semelhante. Ela assegura: “Quem cuida também precisa ser cuidado”. Devido a isso, ela é responsável por organizar esses eventos há quase sete anos, desde que assumiu a função, mantendo uma tradição que já existia. Todo segundo sábado de cada mês, o grupo se reúne às 9 horas para buscar ao Senhor. “Com foco na edificação e no fortalecimento do Corpo de Cristo, temos um período de oração, ministração da Palavra e Santa Ceia. O objetivo é manter o corpo ministerial fortalecido”, conta a pastora.

Pr. León (à esquerda) e seus colaboradores: “Estamos preparando discípulos com a mesma visão” Imagem: Arquivo pessoal

Fora do Brasil, essas atividades também têm feito a diferença na vida dos seus participantes. “As reuniões com pastores, ministros e evangelistas acontecem uma vez por semana”, destaca o Pr. León Costa, responsável pelo trabalho no Peru. “Desde que chegamos aqui, em 2016, fazemos essa ação, e o resultado é satisfatório. Todos saem renovados, com mais foco e determinados a cumprir sua missão com amor e alegria.” Com a premissa de propagar o Evangelho de Cristo aos peruanos, León vê nesses agrupamentos uma grande oportunidade de incentivar os irmãos para que cumpram o Ide de Jesus: “Estamos preparando discípulos com a mesma visão. Temos muito trabalho pela frente, e nosso coração arde por cumprir essa missão.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.