Pessoas comem vermes e arriscam a própria vida para emagrecer
21/10/2024IIGD promove campanha Outubro Rosa
22/10/2024A prática de atividades físicas pode garantir melhor qualidade de
vida e disposição para servir a Cristo
Por Viviane Castanheira, do Ongrace
COMPARTILHE
O cuidado com a saúde garante uma vida mais feliz e duradoura, é o que afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante dessa realidade, cada vez mais pessoas estão reconhecendo a necessidade de adotar hábitos mais saudáveis, que incluam alimentação balanceada e prática de atividades físicas regulares. Afinal, a Bíblia ensina que o corpo é templo do Espírito Santo (1 Coríntios 3.16), portanto deve receber a devida atenção.
O líder da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD), Missionário R. R. Soares, sempre cuidou da saúde com atividades físicas e alimentação saudável, incentivando todos a fazerem o mesmo. Em sua conta no Instagram, ele compartilha, vez ou outra, sua rotina de exercícios, mesmo durante as viagens missionárias em outros países, como neste vídeo de sua passagem pela Argentina. “Nós exercitamos a fé, mas também exercitamos o físico! Afinal, é nosso dever cuidar do templo do Espírito Santo!”, escreveu R. R. Soares. O pregador entende que, mesmo trabalhando na obra do Senhor, não pode descuidar do bem-estar físico. “Entre um compromisso e outro, sempre há um tempo para fazer aquela caminhadinha saudável, enquanto conversamos com os irmãos de ministério sobre as coisas de Deus!”, registrou ele em outra publicação quando estava em campanha na África do Sul.
O Pr. Carlos Silva, líder da IIGD em Jundiai (SP) e do ministério Homens que Vencem (HQV) de São Paulo, também cuida da saúde física regularmente. “Sempre fui ligado ao esporte, mesmo antes de me converter. Desde criança, participava de competições esportivas na escola”, conta o pastor, que, devido aos muitos afazeres ministeriais, acabou deixando de lado os exercícios. No entanto, em 2010, após a realização de exames de rotina, ele descobriu algumas alterações importantes e ligou o sinal de alerta. “Todas as taxas estavam no limite, principalmente a do colesterol e açúcar, e o médico me aconselhou procurar uma atividade física.” A partir de então, o ministro passou a praticar artes marciais e nunca mais parou. “Hoje, eu sou faixa preta de jiu-jítsu”, alegra-se Silva.
Apesar da rotina intensa, Silva entende que precisa dedicar tempo para cuidar de si. “Costumo vigiar o que como e, além de treinar, faço caminhadas, ando de bicicleta e vou à academia com a minha esposa. Essa é a luta diária: comer um pouquinho melhor e se movimentar mais”, explica.
O pastor ressalta que a estrutura física também precisa estar preparada para exaltar o Altíssimo. “Se eu estiver com a minha saúde em dia, terei mais disposição para buscar o Senhor, porque, até para se santificar, é preciso ter saúde. Como uma pessoa debilitada acordará de madrugada para orar ou jejuar? É necessário um corpo saudável para glorificar a Deus.” Na visão do pregador, a falta de cuidado com o corpo é uma negligência. “Quero viver bem para testemunhar as maravilhas de Deus e para que eu possa me preocupar com o Ide. Como vou por todo o mundo pregar o Evangelho a toda criatura se o meu corpo não está apto para essa missão?”, questiona.
O corpo é uma máquina
O Pr. Jean Reimão, líder estadual da Igreja da Graça em Maceió (AL), gosta de movimentar o corpo para manter a mente saudável. Ele pratica ciclismo e corrida. “A Bíblia nos ensina que o nosso corpo é templo do Espírito de Deus, e meu desejo é ter saúde e dias prolongados para semear os ensinamentos de Cristo. Diante do corre-corre cotidiano e das obrigações, tento me exercitar, pelo menos, três vezes por semana”, conta o pastor.
De acordo com Reimão, a falta da prática esportiva não é pecado. Entretanto, a vida sedentária pode acarretar diversos problemas. “Sem dúvida, abrimos brechas para doenças. Nosso corpo é uma máquina, e a falta de movimento compromete o seu rendimento, ressalta. Além disso, o ministro alerta que, se algo nos faz mal, devemos evitar. “Em 1 Coríntios 3.17, está registrado: Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. Cuidando do corpo que o Senhor nos deu, poderemos alcançar mais almas para o Reino dos Céus.”
Colocar o corpo em ação é o objetivo do projeto Exercita Graça, que já existe há pouco mais de oito anos, idealizado pelo deputado federal Marcos Soares e pelo deputado estadual no Rio de Janeiro Filipe Soares. “O projeto foi criado com objetivo de melhorar a qualidade de vida de adultos e idosos. Além de ter um impacto positivo na saúde do aluno, fortalece a autoestima e sociabilização, aumentando a expectativa de vida”, explica Cristiano Neves, assessor do deputado Marcos Soares. Neves ressalta ainda o desejo de que a iniciativa alcance mais pessoas. “A intenção é expandir o projeto para todo o país, mas estamos fazendo um estudo de viabilidade para chegar a essa logística.”
Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, um projeto semelhante tem levado saúde física aos membros da Igreja da Graça no estado. O Prof. de Educação Física Márcio Oliveira desenvolve atividades que colocam toda a congregação para se exercitar. “Envolvemos diferentes faixas etárias e núcleos para praticar ginástica laboral, treinamento funcional na praia e outros ”, conta ele.
Além dessas práticas, Márcio inclui atividades extras nos eventos da IIGD potiguar. “Sempre que posso, desenvolvo aulas de hidroginástica, futebol, treino funcional e dinâmicas em grupo”, esclarece.
O profissional de Educação Física dá alguns conselhos para o cuidado com a saúde e o corpo. “Adote hábitos saudáveis: procure manter uma alimentação equilibrada, dormir oito horas diariamente, evite café e bebidas alcoólicas, faça atividades esportivas e de lazer regularmente”, ensina Márcio.
1 Comment
Gostei muito de saber das atividades dos irmãos em Cristo, seria muito bom ampliar nas igrejas, Deus abençoe a todos