G20: conheça os principais temas que serão discutidos
05/11/2024Jesus transforma realidades em Brasília
06/11/2024Republicano derrotou a democrata Kamala Harris com um número necessário de delegados
Por Marcia Pinheiro, do Ongrace
COMPARTILHE
O republicano Donald Trump tomará posse como 47º presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro de 2025. O resultado saiu na madrugada desta quarta-feira (06), menos de 24 horas após o início da apuração dos votos. Ele conseguiu o número necessário de delegados – figura do sistema eleitoral americano – para ser eleito no Colégio Eleitoral. Em seu primeiro discurso como presidente eleito, Trump atribuiu a vitória ao Todo-Poderoso. “Deus salvou a minha vida por uma razão. E essa razão era salvar o nosso país, restaurar a América em sua grandeza. Nada vai me impedir de cumprir a minha palavra”, disse Trump, em referência ao atentado que sofreu em julho durante um comício em Butler, no Estado da Pensilvânia.
ACOMPANHE AQUI A CONTAGEM DOS VOTOS FEITA PELA ASSOCIATED PRESS
Após quatro anos, ele voltará à Casa Branca para um segundo mandato. O empresário derrotou a vice-presidente Kamala Harris, candidata do Partido Democrata, que tinha apoio do atual presidente americano Joe Biden – que havia vencido Trump em 2020.
Para vencer às eleições nos Estados Unidos, um candidato precisa alcançar 270 delegados dos 538, ou seja, ele pode até perder no voto popular, mas levar a eleição porque conseguiu mais colégios eleitorais.
Nos Estados Unidos, cada estado segue suas próprias regras e práticas para contagem de votos. Ao contrário do Brasil, lá o voto é indireto e não obrigatório, os estados têm pesos diferentes, o resultado oficial pode levar dias para ser liberado e alguns lugares usam cédula em papel. Além disso, a votação é realizada sempre numa terça-feira, e não é feriado. Tudo bem diferente do que os eleitores brasileiros estão habituados.