G20: conheça os principais temas que serão discutidos
05/11/2024
Jesus transforma realidades em Brasília
06/11/2024
G20: conheça os principais temas que serão discutidos
05/11/2024
Jesus transforma realidades em Brasília
06/11/2024

Trump eleito: “Deus salvou a minha vida por uma razão”

Republicano derrotou a democrata Kamala Harris com um número necessário de delegados

Por Marcia Pinheiro, do Ongrace

Trump assumirá a Casa Branca pela segunda vez. Posse será em 20 de janeiro de 2025 – Imagem: Reprodução / Instagram Donald Trump

COMPARTILHE

O republicano Donald Trump tomará posse como 47º presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro de 2025. O resultado saiu na madrugada desta quarta-feira (06), menos de 24 horas após o início da apuração dos votos. Ele conseguiu o número necessário de delegados – figura do sistema eleitoral americano – para ser eleito no Colégio Eleitoral. Em seu primeiro discurso como presidente eleito, Trump atribuiu a vitória ao Todo-Poderoso. “Deus salvou a minha vida por uma razão. E essa razão era salvar o nosso país, restaurar a América em sua grandeza. Nada vai me impedir de cumprir a minha palavra”, disse Trump, em referência ao atentado que sofreu em julho durante um comício em Butler, no Estado da Pensilvânia.

ACOMPANHE AQUI A CONTAGEM DOS VOTOS FEITA PELA ASSOCIATED PRESS

Trump foi vítima de um atentado, em julho, no estado da Pensilvânia – Imagem: Reprodução / X

Após quatro anos, ele voltará à Casa Branca para um segundo mandato. O empresário derrotou a vice-presidente Kamala Harris, candidata do Partido Democrata, que tinha apoio do atual presidente americano Joe Biden – que havia vencido Trump em 2020.

Republicano alcançou número suficiente de delegados para derrotar a democrata Kamala Harris – Imagem: Reprodução / Instagram Donald Trump

Para vencer às eleições nos Estados Unidos, um candidato precisa alcançar 270 delegados dos 538, ou seja, ele pode até perder no voto popular, mas levar a eleição porque conseguiu mais colégios eleitorais.

Trump voltará à Casa Branca 4 anos após encerrar seu primeiro mandato – Imagem: Reprodução / Instagram Donald Trump

Nos Estados Unidos, cada estado segue suas próprias regras e práticas para contagem de votos. Ao contrário do Brasil, lá o voto é indireto e não obrigatório, os estados têm pesos diferentes, o resultado oficial pode levar dias para ser liberado e alguns lugares usam cédula em papel. Além disso, a votação é realizada sempre numa terça-feira, e não é feriado. Tudo bem diferente do que os eleitores brasileiros estão habituados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.