Tempo de agradecer
28/11/2024
Deputado David Soares comenta próximos passos da PEC que derruba aborto permitido por lei
28/11/2024
Tempo de agradecer
28/11/2024
Deputado David Soares comenta próximos passos da PEC que derruba aborto permitido por lei
28/11/2024

Pesquisa do Instituto Pró-Livro apresenta dados reveladores

Por Marcia Pinheiro, do Ongrace

Retratos da Leitura é considerada a pesquisa mais completa para avaliar o comportamento de leitura no Brasil – Imagem: Ilustrativa / Aaron Burden – Unsplash

COMPARTILHE

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada no dia 19 de novembro, apresenta a Bíblia como o livro mais influente para os brasileiros, em uma lista de 28 títulos de diferentes gêneros, incluindo os livros didáticos, religiosos, clássicos da literatura nacional e best-sellers norte-americanos. Confira dicas de obras em português ao fim deste texto.

O levantamento, que averiguou as preferências literárias dos brasileiros, foi conduzido pelo Instituto Pró-Livro entre os dias 30 de abril e 31 de julho de 2024, com mais de 5,5 mil entrevistados em 208 cidades de todo o Brasil. O trabalho considerou tanto o formato impresso quanto o digital. A quantidade de vezes que cada obra foi mencionada pelos participantes foi o critério para a elaboração do ranking.

Estudo revelou também os principais motivos que levam os brasileiros a ler – Imagem: Eliabe Costa / Unsplash

Retratos da Leitura é considerada a investigação mais completa para avaliar o comportamento de leitura no Brasil. Ela foi conduzida pelo Instituto Ipec, que entrevistou 5.504 pessoas em 208 municípios do país e contou com o apoio do Instituto Pró-Livro, da Fundação Itaú, da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

Motivos para ler

O estudo revelou também que os principais motivos que levam os brasileiros a ler são, em ordem de importância, o gosto pessoal (24%), a distração (15%) e a busca por atualização cultural ou conhecimento geral (15%). Além de revelar que, conforme a idade aumenta, a leitura por gosto diminui. Entre as crianças de cinco a dez anos, 38% afirmam que leem por prazer. Já entre os jovens de 11 a 24 anos, esse percentual varia de 31% a 34%.

Graça Editorial tem diversos títulos cristãos – Imagem: Reprodução / Redes Sociais

O cristão e a leitura

O hábito da leitura é importância para os evangélicos, pois fortalece a compreensão e a vivência dos princípios bíblicos. A Bíblia, como base fundamental da fé, é rica em ensinamentos que orientam a moralidade, o comportamento e a espiritualidade do indivíduo. A prática regular da leitura do Livro Sagrado não só permite uma conexão mais profunda com Deus, por meio do entendimento das Escrituras, como também ajuda o cristão a discernir a Verdade, resistir às tentações e viver de acordo com a vontade divina. Além disso, a leitura de outras obras edificantes, como as de Teologia, história da igreja e biografias de notáveis servos de Deus, pode ampliar a visão do indivíduo sobre sua fé e missão no mundo, promovendo crescimento espiritual e intelectual.

A Graça Editorial tem uma série de títulos inspiradores para ajudar pessoas de todas as idades em sua caminhada com Cristo. Confira aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.