As qualidades de um servo de Deus | Certeza da Vitória | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Eterno Deus e amado Pai!
05/07/2020
Missões Globo – Paquistão
04/08/2020
Eterno Deus e amado Pai!
05/07/2020
Missões Globo – Paquistão
04/08/2020

As qualidades de um servo de Deus

NOME: VOLUNTÁRIOS PARA BANCO DE IMAGENS DATA: 01 10 2020 LOCAL: TAQAURA, 1000 FOTOGRAFO: RODRIGO DI CASTRO

Imagem: Rodrigo Di Castro

COMPARTILHE

Missionário R. R. Soares

Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele (1 Sm 16.18).

Parece ficção, escrita por um professor de autoajuda, o qual cria casos hipotéticos para cumprir seu trabalho, mas que nada valem. Isso é o que a Palavra diz sobre o jovem que recebeu a chamada de Deus ainda menino e soube se preparar para fazer parte da Sua seara.

O Senhor tem convocado outros para o ministério, porém, como Jesus disse, há quem se deixe levar pelo tentador, dando as mais diversas desculpas. Eles perdem a eterna oportunidade de serem usados por Ele. No porvir, eles se arrependerão tremendamente, pois o diabo conseguiu deixá-los estéreis no Reino das boas obras. Triste verdade!

Quem tem juízo, ao sentir o divino toque, precisa se capacitar para ser a pessoa que Deus deseja usar, como fez Davi. Ele aprendeu a tocar, ser valente e animoso, homem de guerra, sisudo em palavras, de gentil presença e a ter o Todo-Poderoso ao seu lado. Examine as qualidades que deram ao filho de Jessé as condições de ser o homem segundo o coração de Quem é a Origem de tudo.

1) SABER TOCAR – O rei Saul pediu que alguém lhe trouxesse uma pessoa que soubesse tocar bem, e os seus jovens logo se lembraram do jovem que lhes chamara a atenção, porque tocava a harpa feito um mestre. No recital do qual participou, Davi não deixou por menos e mostrou sua perícia com o instrumento. Às vezes, perdemos muito por não darmos o nosso melhor quando o Senhor nos abre uma oportunidade para mostrarmos o que sabemos.

Como todo bom músico, ele dedicava horas treinando o dedilhar da harpa, pois desejava mostrar que era como o Criador, o qual faz tudo bem feito. Não podemos realizar a obra de qualquer maneira, mas devemos nos preparar para nos apresentarmos a Deus de modo aprovado, conforme afirmou o apóstolo Paulo (2 Tm 2.15).

2) VALENTE – O Senhor ensinou como se dá a libertação de uma pessoa possuída por espíritos malignos, dizendo: Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem. Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele e vencendo-o, tira-lhe toda a armadura em que confiava e reparte os seus despojos (Lc 11.21,22). O mais valente é aquele que é salvo, pois nenhum medroso será chamado. O crente tem de entrar na batalha contra o reino do mal como quem vai a uma guerra física em favor da pátria. A Bíblia diz: Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef 6.12).

3) ANIMOSO – Davi se empenhava na realização da tarefa recebida do Senhor e prevalecia. A falta de vigor no cristão faz com que ele não receba mais nenhuma missão de Deus, porque aquelas destinadas a ele sequer foram estudadas. O ânimo nos faz ter um brilho no olhar e no falar com confiança, a ponto de contagiar quem nos ouve. O animoso vive acima das investidas de Satanás. Surgindo um problema, ele repreende o inimigo e o devolve ao seu dono. Essa pessoa é querida e apreciada por todos, porque o seu bom humor faz bem a quem a encontra, como ocorreu com o profeta Miqueias, que disse estar cheio da força do Espírito do Senhor(Mq 3.8).

4) HOMEM DE GUERRA – Davi tinha dois extremos. Por um lado, era um santo adorador e, por outro, homem de guerra. Ele sabia que havia sido levantado para fazer a vontade de Deus desse jeito. Ao adorar o Senhor, entoava os mais belos Salmos, que, na verdade, eram canções proféticas. Porém, quando ia ao campo de batalha, a fim de proteger seu povo, não prevaricava, mas voltava com a vitória, que tanta alegria dava aos seus.

Abigail, ouvindo que Nabal, seu marido, ofendera o filho de Jessé que fugia de Saul, logo se levantou e foi ao encontro de Davi, dizendo: Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o SENHOR casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do SENHOR, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias (1 Sm 25.28).

5) SISUDO EM PALAVRAS – Davi costumava escutar mais do que falar, mas, quando sentia que o Senhor lhe dava uma chance, logo se oferecia para realizar a obra. Golias procurou desviar a atenção do seu oponente, amaldiçoando-o em nome de seus deuses. No entanto, isso surtiu o efeito contrário: alegrou o jovem, uma vez que Deus havia prometido a Abraão ser Amigo dos seus amigos e Inimigo dos seus inimigos (Êx 23.22). O futuro rei de Israel sabia que era herdeiro dessa promessa. O gigante continuou dizendo que daria a carne de Davi às aves dos céus, mas este falou da fé que tinha em seu coração e respondeu: Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado (1 Sm 17.45).

6) GENTIL PRESENÇA – Um ditado popular diz: “Quem vê cara não vê coração”, e isso foi verdade na observação de Golias sobre o seu desafeto: E, olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era jovem ruivo e de gentil aspecto (1 Sm 17.42). Ninguém é responsável por ter uma aparência gentil, ou rude; por isso, não deve ser subestimado. Como Golias só conhecia gente de má aparência no exército filisteu, achava que alguém com aspecto agradável não seria um bom soldado. Deus escolhe a quem quer e usa a quem deseja.

7) O SENHOR É COM ELE – Isso é o que interessa em todas as pessoas. Não devemos olhar o porte físico, e sim a unção existente em um indivíduo. A Palavra nos ensina a reconhecer os servos de Deus pelo modo que falam (Jo 3.34). Também somos reconhecidos pela nossa maneira de andar, olhar e agir: E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus (2 Rs 4.9).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.