Evangelho com entusiasmo e vitalidade
03/02/2025Grande campanha de evangelismo acontecerá em 25 cidades europeias entre
junho e julho de 2025
Por Carlos Fernandes, do Ongrace
COMPARTILHE
Um milhão de pessoas evangelizadas simultaneamente em 25 cidades europeias. Essa é a meta desafiadora da Awakening Europe, grupo missionário sediado na Alemanha que reservou duas semanas de 2025 — entre os dias 21 de junho e 6 de julho — para realizar uma campanha que acontecerá ao mesmo tempo em Paris, Londres, Roma, Kiev, Madri, Viena, Amsterdã, Lisboa e outros importantes centros urbanos do Velho Continente. A ação, intitulada Mês do Milhão, utilizará uma antiga ferramenta de evangelização usada desde os tempos bíblicos: a abordagem individual. A ideia é que pequenos grupos de dois ou três cristãos locais saiam às ruas falando de Jesus aos seus compatriotas.
“Serão milhares de nós em todo o continente, alcançando 1 milhão de europeus com o Evangelho que muda vidas”, anuncia Ben Fitzgerald, líder sênior da Awakening Europe. Apesar do caráter direto e pessoal do evangelismo, a mobilização contará com recursos de tecnologia na organização, apuração de resultados e no acompanhamento dos que manifestarem desejo de saber mais ou de seguir a Cristo. “Seremos capazes de testemunhar em tempo real quantos compartilhamentos e salvações estão acontecendo, à medida que as Boas-Novas de Jesus se espalham pelo continente”, diz Fitzgerald.
A iniciativa acontece no momento em que a Europa passa por uma profunda transformação social com enormes reflexos na fé. O continente que foi berço do protestantismo e já experimentou reavivamentos poderosos, hoje valoriza o secularismo e o ateísmo. O declínio do cristianismo é evidente em 21 nações europeias. Um exemplo disso é que 91% dos jovens tchecos declaram não ter religião, enquanto 85% dos suecos de todas as idades rechaçam o pertencimento eclesiástico. Em países da Europa Ocidental, como Bélgica, França, Alemanha e Holanda essa queda também é notada: templos têm sido desativados por ausência de membros e transformados em centros culturais, restaurantes e até em boates.
O Mês do Milhão visa mostrar aos europeus que o Evangelho é a resposta para os anseios da humanidade. Para isso, um amplo programa de treinamento e capacitação de voluntários já está em andamento. A cada dois dias após o evangelismo, todas as cidades participantes realizarão o encontro “Noites de Glória”, com o propósito de adorar ao Senhor, compartilhar testemunhos e receber mais instruções para a continuidade do trabalho. O ministério Awakening Europe existe desde 2015, mas é a primeira vez que algo tão grandioso será concretizado. “Nunca ouvimos Deus nos dizer para fazer algo louco como o que estamos prestes a realizar”, brinca Ben Fitzgerald.