CPF agora é documento único de saúde pública
29/09/2025
Lançamento musical da cantora Pamela, Respirar, traz mensagem de fé e esperança
01/10/2025
CPF agora é documento único de saúde pública
29/09/2025
Lançamento musical da cantora Pamela, Respirar, traz mensagem de fé e esperança
01/10/2025

Brasil tem aumento significativo no turismo

Por Carlos Fernandes, do Ongrace

Teleférico do Pão de Açúcar, cartão-postal do Rio de Janeiro: Diversidade de destinos e experiências leva o setor de turismo brasileiro a bater recordes nos últimos anos – Imagem: Adobe Stock by Mraoraor

COMPARTILHE

Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Foz do Iguaçu (PR) e Salvador (BA) são as cidades mais visitadas do Brasil pelos turistas, segundo dados do setor. Destinos que incluem praia, cultura, gastronomia, história e negócios estão no topo das preferências, tanto no turismo doméstico como no internacional. Os números são grandiosos: de acordo com a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), o Brasil atravessa um momento sem paralelo na história da atividade. Somente de janeiro a junho deste ano, o país recebeu 5,3 milhões de turistas estrangeiros – aumento de quase 50% em relação ao ano anterior. O turismo interno também se consolida, movimentando quase R$ 5,5 bilhões em 2024.

Um dos principais destinos turísticos do país, o Rio de Janeiro junta atrativos diversos, como pontos de interesse global – caso do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar –, praias famosas no mundo todo e uma vida cultural intensa, com destaque para as festividades de fevereiro e as comemorações de final de ano. Não à toa, a cidade vive seu melhor momento no turismo: foram 1,2 milhão de visitantes oriundos de outros países nos primeiros seis meses de 2025. A realização de megaeventos, como shows de artistas internacionais, movimenta ainda mais esse crescente mercado.

São Paulo, por sua vez, é polo tradicional do turismo de negócios e eventos temáticos no país, como congressos, feiras e exposições. Cosmopolita por excelência, a maior cidade do Brasil apresenta um mix de atrações para todos os públicos, com destaque para as experiências gastronômicas e culturais. A metrópole lidera no turismo doméstico: em 2024, o fluxo de visitantes nacionais foi de 35 milhões de pessoas, segundo o Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris.

Já a paranaense Foz do Iguaçu, famosa por ser o lar de um dos maiores complexos de cachoeiras do mundo, as Cataratas do Iguaçu, próximas à fronteira brasileira com a Argentina e o Paraguai, bateu seu recorde de visitantes em 2024: foram mais de 1,8 milhão de turistas. Além disso, foi o terceiro destino brasileiro que mais recebeu eventos internacionais no ano passado.

A região nordeste abriga três das dez cidades mais visitadas por turistas no Brasil: Salvador, Recife e Fortaleza. Com praias de águas mornas e uma rica história que remonta ao início da colonização, são metrópoles cuja economia, em grande parte, gira em torno do turismo. A capital cearense, por exemplo, recebeu 2,1 milhões de turistas nacionais no primeiro semestre de 2025, de acordo com o Observatório do Turismo de Fortaleza. Já Salvador registrou 2,6 milhões de visitantes no mesmo período, número próximo dos 2,3 milhões que chegaram a Recife, conforme dados da Secretaria de Turismo e Lazer da capital pernambucana.

“O turismo no Brasil deixou de ser potencial e virou realidade”, comemora o presidente da Embratur Marcelo Freixo. “Estamos chegando nos patamares de turistas estrangeiros que o nosso país merece, em um nível de crescimento que é o maior do mundo hoje.” Em declaração à Agência Brasil, o executivo celebrou a diversidade de atrativos do país: “Temos trabalhado para mostrar ao mundo que somos muitos ‘Brasis’.”

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.