
Novembro Azul: saúde masculina em foco
06/11/2025Por Carlos Fernandes, do Ongrace

COMPARTILHE
O final do ano costuma ser um período escolhido por muitos brasileiros para ampliação, reformas e revitalização da casa. A partir deste ano, quem tem feito planos com um desses objetivos, mas esbarra na falta de recursos, conta com uma nova opção disponibilizada pelo governo. No dia 3 de novembro, entrou em vigor o Programa Reforma Casa Brasil, uma linha de financiamentos de juros baixos e prazos longos, destinado a pessoas com diferentes faixas de renda – começando com as que ganham até 3.200 mensalmente. Os juros iniciam em 1,17% ao mês, abrindo possibilidades para quem tem menos condições financeiras.
Instituído pelo governo federal, o programa destinará 40 bilhões de reais em financiamentos que podem ser usados de várias maneiras — desde a compra de material de construção até a contratação de mão de obra. O crédito começa por 5 mil reais e pode chegar a até 50% do valor de avaliação do imóvel que será reformado ou ampliado. Somente pessoas físicas, moradoras de áreas urbanas de qualquer região do Brasil, podem se inscrever.
O Reforma Casa será operado pela Caixa Econômica Federal (CEF) e destinará ainda linhas de crédito a quem tem renda mensal de até 9,6 mil reais, com juros de 1,95% e limite de contratação de 30 mil reais. Os interessados que têm renda superior a esse valor pagarão os mesmos juros. Já os prazos de pagamento para as três faixas vão de 24 a 180 meses.
Quem tiver interesse pode acessar o programa pelo site (www.caixa.gov.br/voce/habitacao/reforma-casa-brasil) ou pelo aplicativo da Caixa. Além de diversas instruções e orientações, o usuário encontra um formulário de análise de crédito, que deve ser preenchido. No portal, deverá ser detalhado o tipo de obra que se pretende realizar, com inclusão de imagens das partes do imóvel que serão trabalhadas. Não é necessário ser cliente da Caixa, pois os valores serão depositados em conta indicada de qualquer instituição. Após a habilitação do crédito, 90% do valor solicitado será disponibilizado. O restante é liberado depois de concluída a obra, cuja realização também deverá ser comprovada mediante envio de fotos.





