Nossa TV: evangelização e entretenimento em um só lugar
02/07/2024Jeyzer Maia revela as bênçãos após o lançamento de single
04/07/2024Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) realiza encontros estaduais que promovem comunhão e integração entre pessoas idosas
Por Viviane Castanheira, do Certeza da Vitória
COMPARTILHE
Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele que os susterá. O texto de Isaías 46.4 fala da promessa de Deus de estar presente em todas as etapas da vida de alguém. O que o profeta quis dizer é que, na maturidade, fase marcada por transformações físicas e psicológicas, os cuidados divinos se multiplicam. Ter essa certeza anima o coração de pelo menos 15,1% da população brasileira, composta por pessoas idosas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um número que vem crescendo nos últimos 12 anos (subiu 57,4%). Na Igreja da Graça, a terceira idade não tem sido deixada de lado.
Há tempos, a IIGD vem promovendo atividades para atender às necessidades espirituais, emocionais e psicológicas dos anciãos. E, em 2024, decidiu investir também em reuniões estaduais para essa faixa etária. No Rio de Janeiro, o primeiro evento, ocorrido em maio, foi organizado pelo Pr. Miguel Ângelo de Jesus Nunes, líder da Terceira Idade que Vence em Madureira. “O encontro foi um marco. Reunimos Igrejas de todo o estado.” O pregador ressalta que as regionais têm autonomia para realizarem seus trabalhos, mas eventos como esse unem os ministérios e estimulam o convívio social desse grupo mais maduro: “Foi o primeiro de muitos. Estou feliz por estar à frente deste ministério. A Bíblia diz em Provérbios 13, versículo 20: Anda com os sábios e serás sábio. O que não falta entre os idosos são pessoas sábias. Então, nós só temos a aprender uns com os outros. As palavras que resumem nosso encontro são gratidão e determinação”, explica o pastor, que está liderando essa equipe há cerca de dois meses.
O trabalho da IIGD em Madureira, que já funciona há quase duas décadas, tem ajudado os mais experientes a enfrentarem os desafios sociais e familiares. A aposentada Leide Peneiras, 71 anos, é ativa no ministério e atua como voluntária nos eventos: “Sirvo na Igreja há 23 anos. O trabalho com os idosos é muito gratificante, há bastante aprendizado. Eu só tenho a agradecer a Deus por fazer parte deste ministério”, alegra-se ela.
Para a pastora Rita de Cássia Lopes, líder da Terceira Idade em Alcântara, São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ), o encontro trouxe crescimento para todos: “Foi uma experiência gratificante. É muito bom vê-los felizes. Eles têm muito a nos ensinar sobre a vida, e nosso trabalho é mostrar que, com fé no amor de Deus, seremos fortes.”
Respeitados e amados
Em São Paulo, o encontro está em sua segunda edição. De acordo com a líder do ministério Melhor Idade na Graça de Deus, Vera Lúcia Krauniski, de 69 anos, o grupo já está se mobilizando para a próxima reunião em outubro. “Serão dois eventos estaduais por ano. Nosso objetivo é trazer de volta os anciãos que foram prejudicados pela pandemia. Esses irmãos têm um grande amor pela obra de Deus”, frisa.
Quem participou da programação na sede da IIGD em São Paulo saiu feliz. É o caso de Elisabet de Santana Milhonem Andrade, líder da equipe de Itapecerica da Serra, região metropolitana do estado: “Foi edificante, cheio de unção. O Senhor falou muito forte ao nosso coração, e pessoas foram abençoadas e tocadas pelo Espírito Santo”, destaca. Elisabet afirma que a programação voltada para esse grupo mais maduro faz com que cada um se sinta mais acolhido. “Além da união entre os membros, eles se sentem mais amados. Muitos querem apenas um abraço, um sorriso, uma Palavra de fé. Os encontros estaduais favorecem uma convivência mais profunda com a aproximação de todas as Igrejas. Isso é muito bom para o crescimento espiritual de cada membro e da Igreja como um todo”.
De mãos dadas
Na sede estadual da Igreja da Graça em Salvador (BA), o primeiro encontro está programado para acontecer no mês de julho. Sob a liderança de Zuleide Correia da Annunciação, de 77 anos, o Grupo Plenitude atua no estado há 19 anos. “Somos ávidos pela Palavra que muito alegra o nosso coração. Já definimos a música que vamos dançar, será um louvor dos anos 70. Estamos muito animados, orando e pedindo a direção do Altíssimo. Afinal, a festa é para Ele”, conta Zuleide. “E assim, de mãos dadas e somando sempre para o crescimento do Evangelho do Senhor Jesus, vamos seguir, recebendo e agradecendo ao Senhor por tudo. Fazemos com amor, porque tudo é para a honra e glória de Deus”, finaliza.
Veja o que aconteceu no encontro estadual Terceira Idade em São Paulo: