A Inglaterra diante do Rei | Certeza da Vitória | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Evangelismo no BRT: um encontro de fé
13/06/2024
Matheus Duque lança o single Daremos Glória
14/06/2024
Evangelismo no BRT: um encontro de fé
13/06/2024
Matheus Duque lança o single Daremos Glória
14/06/2024

IIGD marca presença na capital britânica anunciando o Evangelho

Por Carlos Fernandes, do Certeza da Vitória

Grupo se reúne na IIGD em Londres: unidade espiritual em meio às diferenças culturais – Imagem: Divulgação

COMPARTILHE

“Deus salve o rei” é uma expressão comum no Reino Unido, proferida nos períodos festivos, nas cerimônias cívicas e quando se faz um apelo à nação. Foi assim nos momentos mais dramáticos da II Guerra Mundial e na sucessão monárquica de 2022. Na ocasião, em decorrência da morte da rainha Elizabeth II, o trono foi assumido pelo rei Charles III, filho da referida monarca.  Conhecida em todo o mundo pela presença marcante da Família Real de Windsor em pleno século 21, a Grã-Bretanha é uma das regiões mais prósperas e desenvolvidas do globo. Porém, também necessita do soberano Rei, o Senhor Jesus. Em Londres, na vibrante e cosmopolita capital do Reino Unido, a Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) está consolidando sua mais nova frente espiritual na Europa.

O Pr. Elvis durante batismo: “Queremos ir ao encontro das pessoas” – Imagem: Arquivo pessoal

O trabalho começou há cerca de dois anos. Como tantas vezes acontece na obra de Deus, tudo pode parecer coincidência, mas acontece mediante os propósitos divinos. Na época, o Pr. Elvis Xavier foi ao Reino Unido fazer um intercâmbio para aperfeiçoamento na língua inglesa, na cidade de Bournemouth, no extremo sul do país, às margens do Canal da Mancha. Naquele período, o Pr. Leandro Machado, líder da Igreja da Graça em Portugal e responsável pela IIGD na Europa, foi procurado em Lisboa por uma senhora que vivia na Inglaterra e lhe falou sobre a necessidade de um templo da Igreja na localidade. “Como sabia da minha presença aqui, o Pr. Machado me perguntou se eu gostaria de realizar cultos na casa daquela irmã em Londres”, conta Elvis. Ele atendeu ao convite, e a reunião contou com a presença de quatro pessoas. “Desde então, comecei a ir regularmente até lá. São cerca de quatro horas de ônibus, ida e volta, entre a cidade em que eu morava com a família e a capital”.

Com a presença da família pastoral, a perspectiva é de que o ministério cresça com mais consistência – Imagem: Arquivo pessoal

Com o tempo, mais pessoas manifestaram o desejo de participar. O grupo cresceu tanto, que foi necessário usar o espaço de um centro comunitário para realizar os encontros com o apoio do Pr. Machado. Logo o ministério da Igreja da Graça ficou conhecido por causa do número de pessoas atraídas pelo Evangelho. “Até então, estávamos com visto de turista, e não havia decisão no que se refere a manter aquela atividade”, lembra-se o líder. Quando o intercâmbio terminou, Elvis voltou ao Brasil e informou ao Missionário R. R. Soares o que estava acontecendo naquela nação. “Impossível relatar todos os testemunhos”, comenta. Assim se iniciou o processo de abertura de um templo em Londres. “Em fevereiro de 2023, retornamos à Grã-Bretanha com visto de turista, para mais uma temporada de seis meses. O grupo passou a se reunir no centro de convenções de um hotel bem localizado na capital.

“Ao encontro das pessoas” 

Com cerca de 40 membros, IIGD realiza cultos dominicais e reuniões semanais nos lares – Imagem: Divulgação

E o ministério tem se consolidado. “Durante a semana, fazemos cultos nas casas de alguns irmãos, não só em Londres, mas também em Felthan e Worksop, bem como em cidades vizinhas”, informa o pastor. Colaboradores voluntários auxiliam Elvis na organização da Igreja. Quando ele, a esposa Suellen e a filha, Anne Fernanda, precisaram voltar ao Brasil para regularizar sua situação junto à Imigração, foi aquela equipe que manteve as atividades. Em junho, com o visto de ministro religioso, Elvis está de volta, em definitivo, à seara onde o Senhor o colocou.

As diferenças históricas, culturais e geográficas entre o Brasil e a Inglaterra requerem boa dose de adaptação. “O frio é intenso”, pontua Elvis. Mas são as diferenças espirituais que mais se revelam. “Embora os ingleses estejam sendo muito receptivos, sentíamos falta de reuniões mais avivadas”, diz o líder. “Temos trazido aos irmãos a noção da presença do Espírito Santo e sentimos a resposta da Igreja a esse mover”. Nesta nova arrancada do ministério nas terras britânicas, as prioridades são consolidar a Igreja, intensificar as atividades presenciais e on-line e expandir as tendas do Evangelho. “Inúmeras pessoas nos procuram interessadas em abrir sua casa para o nosso trabalho”, diz Elvis. Isso tem um enorme alcance, que vai se expandindo, dando mais visibilidade à Igreja da Graça nas ilhas britânicas: “Queremos ir ao encontro das pessoas.”“Com a chegada do Pr. Elvis, o desafio é estender as atividades para a população local e outros imigrantes de língua inglesa”, frisa o Pr. Leandro Machado. Ele lembra que, pelo menos duas vezes ao ano, a Igreja da Graça tem procurado realizar, na Europa, cruzadas de milagres, sempre que possível com a presença do Missionário R. R. Soares. Nessas ocasiões, os templos da IIGD em outros países do continente, como Portugal, Espanha, Itália ou Romênia, servem como ponto de apoio para as ações espirituais, comunitárias e sociais. “Além disso, realizamos projetos de evangelização nas ruas com jovens e uma atuação maciça nas redes sociais, por meio de lives e atendimento on-line”. Machado acredita que, na Inglaterra, não será diferente: “Nosso alvo é trabalhar 365 dias por ano para abençoar aquela nação.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.