A razão do choro | Certeza da Vitória | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Sem amargura e com vontade de viver
06/11/2023
Missões Globo – Namíbia
01/12/2023
Sem amargura e com vontade de viver
06/11/2023
Missões Globo – Namíbia
01/12/2023
Imagem: AdobeStock

COMPARTILHE

Missionário R. R. Soares

Por trás de um semblante triste, de um choro contido, que toca até o coração mais duro, há uma razão. O homem que não guarda os mandamentos do Senhor é peça útil nas mãos do diabo e dos demônios, cuja missão neste mundo foi revelada pelo Senhor Jesus, quando traçou uma linha divisória entre Ele e o diabo: O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância (Jo 10.10).

Saul foi escolhido por Deus para ser o primeiro rei de Israel. Esse sistema de guiar a nação não veio do Senhor, e sim do povo inconformado com a “perfeição” dos governos dos outros povos. O profeta Samuel avisou que esse não era o desejo do Altíssimo, mas não adiantou: o povo já estava dominado pela obsessão de ter um deles como o maioral. Deus queria continuar a ser o Rei deles!

MAUS DE CORAÇÃO – Sabendo que Israel já tinha alguém no trono, Naás, o rei moabita, sitiou Jabes-Gileade e impôs condições para não destruí-la: cada israelita arrancaria seu olho direito e o entregaria em suas mãos. Em meio às perversidades como essa, o Senhor levantou uma nação que deveria ser exemplo para as demais. Saul, que vinha do campo, ouviu o choro dos seus irmãos e soube da afronta. Então, quando o Espírito de Deus veio sobre ele, Saul reuniu 330 mil homens para guerrear contra Amom. Desse modo, Israel começou a mostrar que fora escolhida pelo Altíssimo. Leia o relato completo desse livramento em 1 Samuel, capítulo 11. Da mesma forma, o Todo-Poderoso nos levanta para respondermos ao diabo e à sua maldade em relação à deterioração do homem nestes últimos dias. Se nada fizermos pelas pessoas que se corrompem a cada dia, em breve veremos o mundo todo perdido em diversos desvios morais.

A REVELAÇÃO TROUXE CHORO – Quando o profeta Eliseu estava em Damasco, capital da Síria, o rei Ben-Hadade enviou-lhe Hazael, seu ajudante, levando um grande presente e pedindo que consultasse o Senhor, para ver se sararia ou não do seu mal. O profeta olhou para o enviado e disse que o rei não seria curado. Então, Hazael se envergonhou, e o profeta entendeu o que viria a seguir e chorou: Então, disse Hazael: Por que chora meu senhor? E ele disse: Porque sei o mal que hás de fazer aos filhos de Israel; porás fogo às suas fortalezas, e os seus jovens matarás à espada, e os seus meninos despedaçarás, e as suas pejadas fenderás (2 Rs 8.12). Às vezes, o homem de Deus se depara com situações que o farão sentir pena de quem será usado pelo diabo. Se o seu conselho não for ouvido, chorará por saber que as pessoas preferem agir para que o mal se cumpra na vida delas. Mesmo se esforçando para ajudá-las, o servo de Deus não obterá o resultado desejado!

A REALIDADE DE HOJE – Aqueles que vivem no erro pecam contra a humanidade; por isso, o final deles será amargo e difícil. O adultério físico é um pecado grave diante do Senhor; agora, o espiritual, em que muitos se deixam levar pelas doutrinas estranhas, causa os piores estragos em nosso meio. Os adúlteros não sabem que estão trocando a felicidade eterna pela momentânea, a qual vem do prazer triste e sujo. Eles desonram a aliança firmada diante de Deus. Por que desprezam a Palavra desse jeito? O resultado é que os pastos do deserto secam, pela carreira má do homem e pelo seu ímpeto de não agir de maneira reta: Porque a terra está cheia de adúlteros e a terra chora por causa da maldição; e os pastos do deserto se secam, pois a sua carreira é má, e a sua força não é reta (Jr 23.10).

RAQUEL CHORA PELOS FILHOS – A Igreja de Cristo se assemelha à Raquel em sua dor, pois os seus filhos não existem mais. O que ocorre, hoje, em muitos lugares considerados casas de Deus é a falta de ensinamento bíblico. No lugar dele, foram colocados os pensamentos filosóficos. Ora, a Igreja deve ser a assembleia dos poderosos, gente que não se importa em dar a vida pela fé em Cristo. Ali, não deveria haver mais fome e sede pela Verdade: Assim diz o SENHOR: Uma voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro amargo; Raquel chora seus filhos, sem admitir consolação por eles, porque já não existem (Jr 31.15).

SORTE PERVERSA – Falar de Jerusalém é mencionar a terra onde a perfídia dos homens levou-a ao desespero. De uma hora para outra, ela se tornou tributária de um povo que deveria pagar tributos a ela e honrá-la. Por que a Igreja não atrai mais os perdidos para viverem e agirem despreocupadamente em suas ruas? Eles deveriam aprender do único Senhor, que criou todas as coisas. Os erros das pessoas apagam o brilho da fé em Deus, e ninguém mais é curado, liberto e ungido com o poder do Nome de Jesus. Hoje, aquela cidade continuamente chora de noite, e as suas lágrimas correm pelas suas faces; não tem quem a console entre todos os seus amadores; todos os seus amigos se houveram aleivosamente com ela, tornaram-se seus inimigos (Lm 1.2).

O REMÉDIO – A Igreja do Senhor tem o remédio certo para curar as dores dos aflitos: falar do amor de Deus e dos direitos dos salvos em Cristo Jesus: E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito (Zc 12.10). Essa profecia se cumpriu sobre os habitantes de Jerusalém, em quem foi derramado o Espírito de graça e súplica. Ao assumir a unção recebida de Deus, a Igreja fará os pecadores olharem para Jesus e prantearem como se pranteia pelo filho primogênito. Os salvos não choram, mas se alegram no bendito Salvador!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.