Creia na Palavra | Certeza da Vitória | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Melhor serem dois do que um
07/10/2023
Ó Todo-Poderoso Deus!
05/11/2023
Melhor serem dois do que um
07/10/2023
Ó Todo-Poderoso Deus!
05/11/2023
Imagem: AdobeStock

COMPARTILHE

Missionário R. R. Soares

Neste mês, estudaremos sobre a nossa força em Deus, a respeito da qual os heróis bíblicos falaram. Diante dos problemas, muitos não têm mais esperanças; porém, ao crerem na Palavra do Altíssimo, eles recebem a virtude necessária para se livrar dos inimigos e das suas armadilhas. O Senhor Jesus é o mesmo hoje, ontem e eternamente (Hb 13.8)!

A PROMESSA SE CUMPRIU – Moisés estava feliz com a resposta de Deus no momento certo. Mesmo andando pela fé, seu coração, por vezes, ficava inseguro, pois parecia que não sairia vencedor. Ele foi enviado para tirar do Egito os descendentes de Abraão e, por ter sido criado no palácio real do Faraó, sabia do exato poder que esse rei possuía. Porém, depois de tê-lo advertido sobre a determinação do Senhor quanto à saída dos israelitas, conseguiu tirá-los, embora tudo mostrasse ser impossível. O libertador do povo de Deus declarou: O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei (Êx 15.2). Após cumprir as ordens divinas, ele viu o Senhor operar em seu favor.

HONRE A DEUS – Um erro cometido por muitos filhos de Deus é esquecer-se de que é Ele Quem lhes dá a capacidade para adquirir força. Então, após as batalhas, vangloriam-se de terem lutado de modo maravilhoso, mostrando-se melhores do que os outros, sem dar a glória e a honra ao Todo-Poderoso. Essa fraqueza jamais pode ser aceita ou assumida. Deus nos equipa e socorre nos momentos de dificuldade, orientando-nos para não darmos lugar ao diabo: E não digas no teu coração: A minha força e a fortaleza de meu braço me adquiriram este poder (Dt 8.17).

FALE POSITIVAMENTE – Calebe era um dos 12 espias enviados para verificar Canaã. Junto com ele foi Josué, que, depois, se tornou sucessor de Moisés. Os outros dez voltaram confirmando que a terra manava leite e mel, e era boa para se plantar e colher abundantemente. Isso alegrou os israelitas, mas logo se deixaram levar pela mentira e infamaram a terra, dizendo ser impossível conquistá-la, por causa dos gigantes e das cidades protegidas por altos muros. Eles se desesperaram, mas Calebe os calou. Porém, os dez espias continuaram falando negativamente, e o povo desejou voltar ao Egito. Deus Se agradou de Calebe e disse que a ele seria dado Hebrom. Passaram-se 40 anos, e Josué titubeou em lhe dar o prometido, pois ele já tinha 85 anos. Calebe pleiteou a sua bênção, dizendo: E, ainda hoje, estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha força, para a guerra, e para sair, e para entrar (Js 14.11).

O ERRO DE SANSÃO – Esse homem nasceu para libertar Israel dos filisteus, os quais vieram da ilha de Creta e moravam onde hoje é a Faixa de Gaza. Eles oprimiram o povo de Deus durante 40 anos. Porém, o Senhor fez uma mulher estéril conceber e, assim, nasceu o libertador, cujo objetivo era acabar com as humilhações do seu povo. Por um lado, Sansão era forte, mas por outro não: a sua fraqueza eram as mulheres. Desse modo, se envolveu com Dalila, a heroína dos filisteus. Os príncipes dos filisteus estavam em polvorosa, pois sabiam que Israel ficaria independente. Então, persuadiram Dalila e pagaram para ela saber a razão da força de Sansão. Depois de algumas mentiras, ele caiu naquela trama, contando tudo: E descobriu-lhe todo o seu coração e disse-lhe: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria e seria como todos os mais homens (Jz 16.17). Pobre homem forte, morreu sem cumprir sua missão!

O LOUVOR DE DAVI – Pode-se dizer que Davi foi o rei de que Israel precisava, pois era um homem segundo o coração de Deus (At 13.22). Ele sabia que ninguém venceria suas batalhas se estivesse embaraçado com situações ruins, mas descobriu o Único capaz de alinhar o seu caminho, por isso disse: Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho (2 Sm 22.33). O Todo-Poderoso pode fazer o mesmo em seu favor. Creia!

O CORAÇÃO SALTA DE PRAZER – Por fazer do Senhor a sua Força e o seu Escudo, Davi vencia todas as guerras das quais participava, sem ser ferido pelo inimigo. O salmista resumiu o que ocorria consigo nas pelejas: O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei (Sl 28.7). É isso que falta a muitos irmãos que não vencem as suas lutas. Sem dúvida, se você crer, o Pai celestial estará ao seu lado também.

REDE ESCONDIDA – O adversário pelejava contra Davi para destruí-lo, mas nunca conseguia, porque o rei tinha uma força especial capaz de tirá-lo das armadilhas mais secretas, como as redes preparadas para prendê-lo. Conhecendo o Senhor e sabendo da disposição do Altíssimo em livrá-lo das adversidades, ele orava: Tira-me da rede que para mim esconderam, pois tu és a minha força (Sl 31.4).

FORÇA NATURAL – A pior situação que uma pessoa pode enfrentar é quando vê a força natural dela se esvair, por causa dos erros praticados contra o próximo, contra o Senhor e contra si mesma. Davi se sentia angustiado, e seus olhos, sua alma e seu corpo estavam consumidos pela tristeza. Por isso, ele pedia misericórdia e explicava: Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos, de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniquidade, e os meus ossos se consomem (Sl 31.10). Não fique longe de Deus! Procure se acercar dEle, cujos poder e graça podem socorrê-lo em qualquer dificuldade. Ele é o seu Amigo verdadeiro!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.