Maneira correta | Certeza da Vitória | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Orem pelos campos missionários!
10/12/2021
Missões Globo – Haiti
04/01/2022
Orem pelos campos missionários!
10/12/2021
Missões Globo – Haiti
04/01/2022
Imagem: Rodrigo Di Castro

COMPARTILHE

Missionário R. R. Soares

A Palavra do Senhor nos mostra a forma certa de proceder no Evangelho. Então, não há motivos para desespero em tempos de perseguição ou por causa de alguém que se desvia e persegue os que confiam no Todo-Poderoso. Na verdade, a maneira de Satanás operar contra a Igreja é igual ao modo de ele atrapalhar a evangelização do mundo no passado. Como agir quando surgir algo desconhecido e acharmos que não tivemos a ajuda de Deus como deveria? O certo é continuar a confiar no Altíssimo e ver qual decisão foi tomada nos dias bíblicos em relação a problemas semelhantes aos nossos. O apóstolo Paulo disse: Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores (1 Co 4.16). Que tal aceitar ser imitador de quem era imitador de Cristo?

IMITADORES DE CRISTO – A maneira de se portar na vinha do Senhor, sem culpa ou reprovação, deve ser a mesma presenciada pelos primeiros apóstolos: a direção que receberam também nos é concedida. Lembre-se: o Novo Testamento traz a orientação precisa para edificar a divina obra em nossos dias. Paulo chama a si a direção da qual a Igreja necessita em todas as eras, dizendo: Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo (1 Co 11.1). O apóstolo fez tal declaração não porque queria se mostrar mestre em tudo. Como ele meditava nos feitos de Cristo e orava a respeito do que devia fazer, os irmãos daqueles dias podiam ver em seu jeito de obedecer e proceder a orientação para os servos de Deus em qualquer época.

VIVENDO PIAMENTE – As provações virão sobre os fiéis a Deus, pois está escrito: E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições (2 Tm 3.12). Nada há de novo nas coisas ruins que dizem ou fazem contra nós. Isso prova que o inimigo está por trás dos fatos ruins em nossa vida. De novo, o dedicado apóstolo, mediante ordem divina, tomou as direções que lhe foram dadas como instruções para todos, dizendo: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados (Ef 5.1). Os filhos amados buscam os mandamentos e os cumprem. Assim, provam que amam Jesus e são amados por Ele e pelo Pai e ainda recebem manifestações particulares dEle (Jo 14.21,23).

SEJA IMITADOR – Paulo era perseguido, bem como a obra de Deus naqueles dias, por causa do ódio do diabo em relação a quem realiza a vontade divina. Porém, não se pode oprimir a quem o Pai coloca a nosso favor ou contra. Respeitar o plano do Altíssimo para qualquer pessoa, ajudando-a a entender o respeito que ela deve dispensar a quem labuta ao nosso lado, é fazer o bem.

Não pode haver nenhum motivo para escolhermos quem nos auxiliará no trabalho confiado a nós, só temos de crer em Deus. O apóstolo declarou: Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam (Fp 3.17). É bom ter cuidado com amizades e parentesco. Certa ocasião, o Mestre indagou: E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? (Mc 3.33). A resposta está nos versículos seguintes: E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe (Mc 3.34,35).

RECEBENDO A PALAVRA – O apóstolo reconheceu que os seus ensinamentos foram assimilados pelos tessalonicenses e se dirigiu a eles, a fim de confortá-los nas lutas: E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo (1 Ts 1.6). Nada que venha do diabo deve ser tido como algo insuportável, e sim visto com a sabedoria empregada nos feitos dos irmãos do passado. As atitudes deles registradas na Bíblia nos instruem a agir com firmeza e obediência a Deus. A obra do Senhor é igual em todas as partes do mundo. Então, o trajeto a ser trilhado está nas Escrituras, e isso agrada a Deus: À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva (Is 8.20).

DECISÃO DOS TESSALONICENSES – Pedro disse: Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo (1 Pe 5.8,9). Portanto, siga o mandamento do Santo Espírito; assim, a obra nunca sofrerá prejuízo. Quando você resistir firme na fé, o diabo fugirá apavorado: Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tg 4.7).

As decisões dos tessalonicenses fizeram Paulo se alegrar e comentar: Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que, na Judéia, estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles (1 Ts 2.14).

JAMAIS SE FAÇA NEGLIGENTE – A falta de cuidado, de atenção e desmazelo na obra de Deus é um grave erro. Quem age desse modo, sem dúvida, dará contas ao justo Juiz: Então, lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim (Mt 25.45). A pena para os negligentes é dura; então, cuide-se para não cair: E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna (Mt 25.46). Para finalizar, Deus nos fala, por intermédio de Paulo, o porquê das Suas advertências: Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas (Hb 6.12). Os sábios nunca deixarão ser condenados por desleixo. Pela fé e com paciência, eles herdarão as promessas.

Que o Senhor o instrua a ser um servo aprovado, sem nada do que se envergonhar (2 Tm 2.15)! Você pode ir a qualquer lugar que Deus lhe enviar, colaborando conosco a fim de enviarmos outros chamados para o ministério. Seja imitador de Jesus, o qual veio ao mundo para fazer o bem, libertar os cativos do diabo e anunciar o ano do Jubileu (Lc 4.18,19).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.