Não deixe a tristeza dominar você | Certeza da Vitória | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Faça o que Jesus ordenar!
10/09/2022
Missões Globo – Costa do Marfim
04/10/2022
Faça o que Jesus ordenar!
10/09/2022
Missões Globo – Costa do Marfim
04/10/2022

Não deixe a tristeza dominar você

Imagem: 123RF

COMPARTILHE

Missionário R. R. Soares

Um dos grandes perigos para o ser humano é deixar a tristeza entrar em seu coração. Com ela, vem uma série de males, que infernizarão a sua vida e a das demais pessoas ao seu redor, que ouvirão falar do que lhe aconteceu. Vamos enumerar alguns problemas que surgem quando você se deixa dominar por esse sentimento ruim e a saída para se livrar dele. Tome uma atitude com urgência, antes que seja tarde demais!

PROBLEMAS – Quando a tristeza assume o comando, você começa a relaxar na fé, já não se importa com a sua situação moral nem tem vontade de orar e buscar do Senhor o fim dessa opressão diabólica. O desalento surge com a bandeira hasteada pelo diabo no seu coração, como uma declaração de que você e tudo o que possui – bens, família e até seus sonhos e desejos – são dele. Ora, se o inimigo reivindicar alguma participação na sua vida, ou for contra você com uma aparente força descomunal, as Escrituras prometem que o Espírito de Deus sairá em seu socorro: Então, temerão o nome do SENHOR desde o poente e a sua glória, desde o nascente do sol; vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do SENHOR arvorará contra ele a sua bandeira (Is 59.19).

FALTA DE ZELO – Deixar de cuidar da aparência e de ser polido com as pessoas que cruzam o seu caminho mostra que o seu estado de saúde não é bom. Certamente, quem se encontra assim logo entra em depressão, e isso é muito grave, porque, nesse ponto, você se abrirá ao diabo, que não perderá tempo em forçá-lo a agir contra a sua própria vida. A Palavra ensina aos tementes a Deus: Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tg 4.7).

O EXEMPLO DE ELIAS – Quando a pressão de Jezabel se mostrou forte contra Elias, ele se deixou levar pela ameaça dela, fugindo sem destino. Como pôde o profeta do Senhor temer pela sua vida, por causa da ameaça da pecadora e má rainha, serva do poste-ídolo, símbolo da perdição na terra do povo de Deus? Ele caminhou até o deserto, deixou seu auxiliar ali e entrou naquele lugar ermo, a caminho de um dia, desejando a morte. É inimaginável ouvir que o herói de Israel tenha sucumbido ao medo daquele jeito. Será que Deus não era o mesmo? Elias sequer orou pedindo direção: E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais (1 Rs 19.4).

ONDE ESTAVA DEUS – O Senhor pensava diferente da mente cheia de receio do profeta, pois logo enviou o Seu anjo para acordar o Seu destemido servo. Isso aconteceu duas vezes: E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho (1 Rs 19.7). Isso deve ser um exemplo para todo cristão. Dependendo do que lhes ocorre, muitos dormem e, assim, desprezam a Palavra enviada para resolver a sua situação. Ora, o que o Senhor diz é a Sua plena vontade, e Ele cumprirá a Sua promessa não importa qual seja a ameaça: Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão (Mc 13.31).

DECLÍNIO ESPIRITUAL – O rei Saul foi levantado pela vontade de Deus, mas se escondeu porque não queria cumprir o plano divino (1 Sm 10.22). Porém, com o tempo, gostou de ser rei – o soberano do seu povo – e se esqueceu de que fora elevado àquela posição pelo Senhor. Então, a sua vida se tornou uma sucessão de quedas, até ser ferido por uma flecha atirada em uma batalha contra os filisteus, lançada sem propósito algum: a esmo. Ele achou que não tinha mais condição de continuar vivo e se suicidou. Cuidado com a sua queda espiritual! Ela pode levá-lo a uma tragédia. Renunciar à vida aqui na Terra lhe dará a condenação eterna. Cuide-se e nunca faça isso!

AFROUXAMENTO MORAL – Salomão foi elevado a rei pelo próprio Deus, o qual o apontou como aquele que sucederia Davi no trono, dando-lhe tamanha sabedoria que ninguém mais conseguiu. Porém, a falta de temor o fez amar muitas mulheres, e isso arruinou o seu reino. O Altíssimo respeitou o que disse a respeito dele, mas o preço foi pago pelo seu filho Roboão, que, diga-se de passagem, não fora instruído nos caminhos do Senhor (2 Cr 12.14). Sobre o erro de Salomão, assim diz a Palavra: Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai (1 Rs 11.4). Cuide-se para o diabo não oprimi-lo por causa do afrouxamento moral. Muitos têm feito isso nestes dias!

DESPREZO PELO PRÓPRIO CORPO – A tristeza tem levado diversas pessoas a deixarem de cuidar do próprio corpo. Ora, elas devem meditar na declaração do Altíssimo, pois o preço a ser pago será alto. A Bíblia declara: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo (1 Co 3.16,17).

DESAPREÇO PELOS FAMILIARES – Muitos casamentos são apenas de aparência. Isso é como uma semente má que vem sendo plantada nos filhos dia após dia. Por não verem o amor reinar no lar, mais tarde, eles farão as mesmas coisas ao se casarem e, por sua vez, seus filhos também. Então, só restará vergonha para eles no Juízo. O maior desapreço é não se importar se o cônjuge será salvo ou não. Ninguém que age assim tem a garantia da salvação, porque Deus diz: Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel (1 Tm 5.8).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.