Quando Deus ajuda | Certeza da Vitória | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Descanse no Senhor
10/11/2020
Missões Globo – Argélia
04/12/2020
Descanse no Senhor
10/11/2020
Missões Globo – Argélia
04/12/2020

COMPARTILHE

Missionário R. R. Soares

1. PEDRA DE ESCAPE: Eis que Deus é o meu ajudador; o SENHOR está com aqueles que sustêm a minha alma (Sl 54.4). Davi era caçado por Saul como se fosse o inimigo público número um do país, mas Deus nunca deixou esse perverso rei colocar a mão em Seu servo. Após os zifeus dizerem a Saul por onde Davi andava, o velho monarca foi em busca dele e quase o pegou. Ali, era o mau governante contra o futuro e bom rei de Israel. A sorte da nação estava naquela caça. Caso o filho de Jessé fosse achado, certamente, grande teria sido o prejuízo para o povo de Deus. Quando Saul estava perto do seu objetivo, ele recuou diante da notícia de que os filisteus tinham invadido a nação. No Salmo 54, Davi reconhece que o Senhor o ajudou (1 Sm 23.19-29). Quando o Onipotente socorre os Seus, acontecem coisas maravilhosas e sem explicação aos olhos humanos!

2. A PERDA DE ISRAEL: Para tua perda, ó Israel, te rebelaste contra mim, contra o teu ajudador (Os 13.9). Jeroboão foi autorizado pelo profeta Aías a separar dez tribos e fundar um novo reino a ser chamado de Israel (1 Rs 11.31). Judá e Benjamim ficaram juntos e formaram o Reino do Sul, ou de Judá. Porém, aqueles que tinham a permissão do Altíssimo para fazer tal separação se rebelaram contra Ele e tiveram um fim bem trágico. Salmaneser, rei da Assíria, invadiu o território de Samaria e enviou seus habitantes para terras distantes, e não mais voltaram a formar o reino (2 Rs 18.9-11). O fundador do Reino do Norte teve coragem de fazer dois bezerros de ouro e dizer aos israelitas que aqueles tinham sido os deuses que os tiraram do Egito (1 Rs 12.28). Todos os reis de Samaria não prestaram para nada. Misericórdia!

3. NÃO TEMA O HOMEM: E, assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem (Hb 13.6). A orientação vinda do Santo Espírito é: Sejam vossos costumes sem avareza (Hb 13.5) – exagerado apego às riquezas, mesquinhez. Os cristãos devem se contentar com o que possuem, porque o Senhor disse que não os deixará nem os desamparará. Quem crê no Altíssimo só precisa orar para tomar boas decisões no dia a dia, porque o inimigo traz muitas tentações para fazer os servos do Todo-Poderoso caírem em suas mãos.

4. PEDRA DE AUXÍLIO: Então, tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e chamou o seu nome Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR (1 Sm 7.12). A luta dos filisteus contra Israel era espiritual, simbolizando os problemas que enfrentamos. Mesmo tendo experimentado diversas punições, podiam ter tomado e mantido a Arca do Senhor com eles. Mas, vendo que a situação piorava, resolveram levá-la a Israel. Ela ficou como que esquecida em Quiriate-Jearim durante 20 anos, e os israelitas lamentavam por ela. Então, Samuel os convocou a uma santificação em Mispa. Ao ouvirem isso, os filisteus se lançaram contra Israel. O profeta intercedeu pelo povo, e Deus enviou uma grande tempestade que alarmou os filisteus, os quais fugiram. Após a vitória de Israel, Samuel declarou a famosa frase: Até aqui nos ajudou o SENHOR. Ele tomou uma pedra e a chamou de Ebenézer: pedra de auxílio. A nossa Pedra tem o seguinte Nome: Cristo!

5. DIANTE DO PERIGO, CLAME POR SOCORRO: Sucedeu, pois, que, vendo os capitães dos carros a Josafá, disseram: Este é o rei de Israel, e o cercaram para pelejarem; porém Josafá clamou, e o SENHOR o ajudou. E Deus os desviou dele (2 Cr 18.31). O rei Josafá só não foi morto na guerra contra a Síria, porque clamou a Deus, quando ajudava o perverso Acabe, rei de Samaria. Nessa batalha, Acabe foi morto (2 Cr 18.34).

6. DEUS AJUDOU UZIAS: E Deus o ajudou contra os filisteus, e contra os arábios que habitavam em Gur-Baal, e contra os meunitas (2 Cr 26.7). Uzias, filho do rei Amazias, tinha tudo para ser um bom rei, pois recebeu o auxílio do Senhor. A lista de vitórias e das coisas boas que fez é longa (2 Cr 26.1-15). Mas, depois de ter-se fortificado, exaltou o seu coração até se corromper e transgrediu contra o Altíssimo. Cuidado, povo de Deus! O diabo tentará do mesmo modo os salvos que prosperam. Ao invés de se exaltar, procure ser humilde perante o Pai, e tudo lhe irá bem.

7. O SENHOR ME AJUDOU: Com força me impeliste para me fazeres cair, mas o SENHOR me ajudou (Sl 118.13). Não se sabe ao certo quem foi o autor do Salmo 118. Há quem opine que foi o rei Davi pelo estilo e por ter falado na primeira pessoa – há versículos que o identificam como o responsável por essa bela canção. O importante é que ele não caiu, porque o Senhor o ajudou. Da mesma maneira, se estiver pendendo para um lado ou para o outro, vendo o perigo, grite pelo auxílio de Deus, e Ele o ajudará a sair das tribulações que cercam a sua alma.

8. A BÊNÇÃO PARA ONESÍFORO: O Senhor lhe conceda que, naquele Dia, ache misericórdia diante do Senhor. E, quanto me ajudou em Éfeso, melhor o sabes tu (2 Tm 1.18). O apóstolo Paulo disse que foi abandonado por aqueles que estavam na Ásia e cita Fígelo e Hermógenes (2 Tm 1.15). No entanto, fala de Onesíforo com um carinho muito grande, pedindo a Deus que tivesse misericórdia dele e de sua casa, pois, muitas vezes, o recreou e não se envergonhou das cadeias que o prendiam (v. 16). Ele foi a Roma e, com cuidado, procurou Paulo até achá-lo. Enquanto o apóstolo estava livre e pregava a Palavra, tinha amigos, mas, estando preso, foi abandonado. Já Onesíforo o ajudou muito. Um verdadeiro amigo jamais abandona o outro!

9. DEUS AO NOSSO LADO: Se não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós (Sl 124.2). Deus é o único que jamais nos abandonará, mas ficará ao nosso lado em qualquer situação. Sempre que o homem de Deus cair, o Senhor o segurará pela mão (Sl 37.23,24).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.