Conforme ela pediu a Deus
18/06/2024Expansão da Palavra
19/06/2024Conheça dicas de especialistas para se destacar nesse mercado competitivo
Por Amanda Pieranti, do Jornal Show da Fé
COMPARTILHE
O ramo da confeitaria cresceu nos últimos anos, e a previsão para os próximos segue a mesma tendência. De acordo com pesquisa da Mordor Intelligence, o mercado de doces terá uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 3,99% até 2027. No Brasil, esse nicho fatura 12 bilhões de reais por ano, sendo o bolo o produto mais comercializado. Portanto, se você trabalha como confeiteiro ou pretende iniciar nessa área, fique atento às dicas de como se destacar nesse mercado.
Edmara Angelo de Souza Gasques, a Mara Cakes, fundadora da Mara Cakes Fair, maior feira do segmento, diz ser importante focar em um único produto. “Desista de abraçar o mundo quando começar a trabalhar com confeitaria. Tenho duas sugestões de baixo investimento financeiro e que são fáceis de vender: bolo de pote ou caseiro. Todo mundo ama.”
E de bolo Mara Cakes entende bem. Ela deixou para trás uma carreira de pedagoga e empresária de moda para empreender na área da confeitaria. Em 2014, quando fez seu primeiro bolo de aniversário, não imaginava ir tão longe nem se tornar uma influenciadora que inspiraria milhões nas redes sociais. No início, não tinha um bico de confeitar, dava aulas na garagem da casa da mãe, e hoje tem franquias internacionais, é autora de livros e estampa mais de 50 produtos. Além de ser palestrante internacional.
Por isso, ela se tornou referência na confeitaria brasileira e fala com tanta propriedade sobre o assunto. “Não existe uma ocasião importante na nossa vida sem bolo. Então, vale a pena investir, porque ele nunca vai sair de moda”.
A importância da propaganda
De acordo com Mara Cakes, o empreendedor desse universo deve mostrar seus doces e bolos, levando-os na escola do filho, nas clínicas, no salão de cabeleireiro e em outros locais com oportunidade de venda. Ela diz ainda que no começo talvez a pessoa tenha de investir um pouco na distribuição gratuita do produto para ganhar clientes.
Ela também julga importante fazer propaganda, principalmente nas redes sociais, onde se vende bastante hoje. “Muita gente sabe fazer produtos gostosos, mas não trabalha bem a rede social, nem tem boas fotos para divulgar. E isso faz com que a pessoa tenha menos sucesso na confeitaria.”
Mara Cakes lembra que o confeiteiro atua em diversos setores dentro desse seguimento, mesmo focando em um único produto. “Ele tem como se especializar em bolos de casamento, por exemplo, ou ainda em doces personalizados para festa. Há profissionais que só vendem brigadeiro e faturam alto.”
Segundo ela, é possível trabalhar também com os entremets, que são os doces franceses, e na parte da panificação com confeitaria, como as roscas e os rocamboles.
Habilidades que fazem a diferença
Para os confeiteiros que procuram uma boa oportunidade em alguma empresa, Larissa Barbosa, especialista em recrutamento e seleção da Cobar Select, aponta duas habilidades exigidas pelo contratante:
A primeira é o conhecimento do mercado. O candidato precisa entender bem a confeitaria, incluindo as tendências atuais, demanda do consumidor e concorrência. “Isso vai ajudá-lo a identificar oportunidades e nichos em que pode se destacar”, diz Larissa.
O desenvolvimento de habilidades é a segunda exigência. O confeiteiro precisa desenvolver técnicas criativas, como decoração de bolos e doces, manipulação de ingredientes e criação de receitas únicas. “Isso pode ser alcançado por meio de prática constante e experimentação.”
Outros diferenciais importantes entre as aptidões são:
– Inovação, criatividade e tendências de design: “A estética dos produtos de confeitaria desempenha um papel significativo no mercado atual, com ênfase em designs inovadores e estilos visualmente atraentes”, destaca a especialista.
– Concorrência e diferenciação: “O mercado está competitivo, exigindo que os confeiteiros se diferenciem pela qualidade, criatividade e pelo serviço ao cliente.”
Larissa também orienta que se dê atenção a um portfólio on-line dos trabalhos. “Compartilhe-os em redes sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn. Além de permitir que você mostre seu talento, isso atrai a atenção de potenciais empregadores.”
Foco na felicidade
Tamires Querubina Ribeiro de Oliveira, 19 anos, é uma das profissionais do ramo que tem se destacado. Bolo de festa é a especialidade dela, que, desde os dezesseis, sonhava em ser confeiteira. “Deus colocou no meu coração esse desejo, e fiz o curso de Confeitaria. Eu queria fazer algo que pudesse deixar as pessoas felizes. E os bolos e doces podem fazer isso, pois sempre estão presentes em ocasiões especiais”.
Trabalhando por conta própria, com venda em casa e on-line, ela vê, a cada dia, o número de encomendas aumentar. “Consigo pagar minhas contas, ajudar em casa e estou investindo uma boa quantia nos utensílios de cozinha para confeitaria”, diz ela, que pretende abrir uma loja física em breve. “Já estou procurando local. Além disso, quero abrir franquias da minha marca,” completa.
Tamires dá dicas para quem pretende investir no ramo. “Acredito que, se você focar em um objetivo, conseguirá superar os problemas. Use produtos de qualidade e não deixe de comprá-los quando estiveram em promoção. Assim, fará uma boa economia.”