Notícias | Brasil | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Dia estadual da IIGD é celebrado no Rio de Janeiro
18/08/2023
Conheça o Exercita Graça
30/08/2023

Agosto Dourado e a importância do ato de amamentar

Conheça algumas dicas para uma amamentação mais tranquila

Imagem: Unsplash Dave Clubb

COMPARTILHE

O aleitamento materno é a estratégia que isoladamente mais previne mortes em crianças menores de cinco anos, pois o leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida. Esse alimento possui todos os nutrientes de que o bebê precisa, sendo de fácil digestão.

A Secretaria de Estado da Saúde fomenta diversas estratégias para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno até os dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses do neném. Uma dessas iniciativas é a criação da campanha Agosto Dourado. Além de alimentar, o leite materno possui anticorpos que protegem contra diversas doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias.

Para a criança, o aleitamento materno também reduz o risco de diabetes, hipertensão, colesterol alto e obesidade na vida adulta; favorece ainda o desenvolvimento cognitivo e o da face e da fala, bem como o da respiração. Para a mãe, fornece vantagens, como proteção contra o câncer de mama e diabetes tipo 2, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.

A ciência reforça a importância da amamentação na construção desse elo. Mães lactantes apresentam níveis mais elevados de ocitocina, o hormônio do amor, justamente o que promove a descida do leite. Diante dessa conexão tão forte, estabelecida quando se dá de mamar, muitos homens sentem que não há espaço para eles nesse processo.

Contudo, eles são uma peça fundamental, pois amamentar nem sempre é um mar de rosas. Nessa lacuna, também entra a figura do pai. Sua presença e apoio fazem toda a diferença para a mulher nesse momento. Pegar o bebê no berço e levar até o colo da mãe, buscar água para a sede infinita que ela vai sentir, informar-se para ajudar nos possíveis percalços, cuidar das tarefas da casa e intermediar as visitas, para que a mulher possa amamentar em um ambiente tranquilo, são atitudes favoráveis à amamentação.

Dicas importantes:

1 – O sucesso da amamentação se relaciona, quase integralmente, à “pega” correta. Se você ouvir qualquer barulho na boca do bebê durante a amamentação, é porque algo está errado.

2 – A dor é mais um sinal de “pega” incorreta. Atenção: amamentar não deve doer. Mude de posição e lembre-se de sempre conduzir o bebê até o seio, nunca o contrário.

3 – Mamilo rachado ou machucado também significa que o bebê não está mamando do jeito certo. Banhos de sol ou de luz podem ajudar (15 minutos por dia), bem como pomadas específicas. Se for usá-las, fique atenta ao sol. Como são feitas à base de óleo, podem manchar a pele. Uma dica caseira é usar chá de camomila frio nos seios, pois esse líquido tem efeito calmante e cicatrizante.


4 – A Organização Mundial da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria desencorajam o uso de bicos artificiais para ajudar na amamentação. Prefira dar leite ao seu filho no copinho, nunca em bico artificial.

5 – Descanse o máximo que puder. A rotina da amamentação é cansativa e, se você estiver esgotada física ou emocionalmente, isso afetará sua produção de leite. Por isso, não sinta vergonha em pedir ajuda à sua rede de apoio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.