Missionário R. R. Soares volta a Fortaleza para levar a Palavra de Deus
24/11/2022Nós seremos como as estrelas!
01/12/2022Prevenir o câncer de próstata tem de estar nas listas de prioridades entre o público masculino
COMPARTILHE
Durante o mês de novembro, a campanha contra o câncer de próstata alerta para o perigo da doença que está entre os tipos mais comuns entre os homens e é a causa de 28,6% dos óbitos na população masculina.
A doença é bastante comum e tem um percentual alto de chance de cura, mais de 90%, caso seja detectado no início, por isso são extremamente importantes os cuidados e a prevenção.
Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Então, quando os sinais começam a aparecer, costuma-se estar em estágio avançado.
Fatores de risco
Alguns homens apresentam fatores de risco para a doença. Segundo o Ministério da Saúde são eles: histórico familiar de câncer de próstata pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; obesidade.
Prevenção
A indicação para o início da prevenção periódica com um urologista é para homens a partir dos 45 anos de idade, que apresentem fatores de risco, e 50 anos, para aqueles que não apresentam nenhum dos fatores, realizando basicamente dois exames:
Exame de toque: permite palpar as partes posteriores e laterais da próstata e deve ser feito com regularidade.
PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata o Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata