Notícias | Brasil | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Projeto de Vida 2024: Ano da Verdade Real
28/12/2023
Nova canção de Kelly Benigno promete ser bênção
18/01/2024
Projeto de Vida 2024: Ano da Verdade Real
28/12/2023
Nova canção de Kelly Benigno promete ser bênção
18/01/2024

Os perigos das altas temperaturas no verão

Saiba como se proteger do calor extremo

Por Thamires Lopes

Imagem: Unsplash

COMPARTILHE

Estamos na estação mais quente do ano, e as altas temperaturas se tornam um desafio para a saúde e o bem-estar, representando riscos significativos para o corpo humano. Durante o verão, o aumento de calor pode desencadear uma série de problemas, desde desconfortos leves até condições médicas graves, como insolação e desidratação. Para evitar complicações, é crucial adotar medidas preventivas e cuidados específicos durante os dias mais quentes.

Hadassa, cantora da Graça Music, expôs em suas redes sociais o quanto sofre com o calor. Ela comenta que chegou a chorar com o clima. “Eu não estava exagerando quando eu disse que chorei ontem de desespero devido ao calor, chorei mesmo gente.”

A cantora conta que passa mal com as altas temperaturas. “Eu passo muito mal no calor, vocês não estão entendendo”.

Veja o vídeo:

Cantora Hadassa conta sobre como se sente no calor – Vídeo: Arquivo Pessoal/Instagram

Riscos de calor extremo:

Quando a temperatura está muito alta o corpo pode sofre com algumas consequências como:

Insolação: Exposição prolongada ao sol, sem proteção, pode levar à insolação, caracterizada por sintomas, como dor de cabeça intensa, tontura, pele quente e seca, náusea e até mesmo perda de consciência.

Desidratação: O corpo perde água mais rapidamente em temperaturas elevadas, o que pode levar à desidratação. Isso causa fadiga, boca seca, fraqueza, tontura e, em casos extremos, pode resultar em complicações graves para a saúde.

Queimaduras solares: A exposição excessiva ao sol, sem aplicação adequada de protetor solar ou o uso de guarda-sol, por exemplo, pode causar queimaduras, aumentando o risco de câncer de pele e acelerando o envelhecimento cutâneo.

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio, Nelson Nahon, em entrevista ao site Agência Brasil da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), afirmou que o maior perigo, na temporada de verão, além do excesso do sol, é a desidratação. Além disso, ele alertou para os cuidados com a alimentação nesse período. “Tem muita gente que se alimenta na rua. É preciso prestar atenção na qualidade, e, nas praias, tem que ver se os ambulantes estão com os alimentos expostos por muito tempo”, disse.

Alimentação leve é um das recomendações para o verão – Imagem: Unsplash

Cuidados essenciais para se proteger do calor:

É fundamental se proteger do calor e manter-se hidratado em dias de temperaturas muito altas. Entre as principais recomendações estão:

Hidratação: Beber bastante água, ao longo do dia, é fundamental para compensar a perda de líquidos.

Proteção solar: Use protetor solar com fator de proteção adequado e reaplique a cada duas horas, especialmente após nadar ou transpirar.

Roupas adequadas: Opte por roupas leves, de núcleos claros e tecidos respiráveis, que ajudam na ventilação e proteção do acúmulo de calor no corpo.

Evite exposição direta ao sol: Procure ficar em ambientes frescos e, se for necessário sair, busque a sombra, especialmente durante as horas de maior incidência solar, de 10h a 16h.

Cuidados especiais com crianças e idosos: Grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos, precisam de atenção extra. Certifique-se de que estão hidratados e protegidos do calor.

Atenção aos sintomas: Esteja atento aos sinais de alerta de desidratação e insolação e procure ajuda médica, se for o caso.

Hidratar-se é muito importante durante a estação – Imagem: Unsplash

As altas temperaturas do verão podem representar sérios riscos para a saúde, mas, com medidas simples e alguns cuidados preventivos, é possível desfrutar da estação de maneira segura. É essencial estar ciente dos perigos do calor excessivo e tomar as precauções permitidas para proteger a si mesmo e os outros, garantindo um verão mais saudável e agradável para todos.

2 Comments

  1. Fernanda Gomes de Siqueira disse:

    Eu sou da iigd mas estou AFASTADA por motivo de saúde peço oração e pela minha vida financeira e SENTIMENTAL com LEONARDO THOR

    • Atendimento Ongrace disse:

      Olá, Fernanda! Iremos orar por você. Medite nessa palavra:

      “E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido.”
      (Hebreus 12.5)

      Jamais se esqueça das palavras encorajadoras que o Altíssimo faz você conhecer. Elas têm a missão de fazê-lo entender a boa vontade de Deus e guardam a sua vida em qualquer lugar.

      Deixar de dar atenção ao Senhor é a pior coisa que alguém pode fazer. No mínimo, essa pessoa já não ouvirá o recado do Céu. Se fizer isso, o Senhor não mais lhe falará.

      Caso precise conversar, entre em contato conosco via WhatsApp pelo número (21) 99077-3468

      Deus lhe abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.