Deus não falha
08/10/2024Testemunho que transforma
09/10/2024IIGD na luta contra o câncer de mama, tipo mais frequente em mulheres após o
câncer de pele
Por Marcia Pinheiro, do Ongrace
COMPARTILHE
Neste mês de outubro, a Igreja Internacional da Graça de Deus se une à luta contra o câncer de mama na chamada campanha Outubro Rosa, com diversas atividades realizadas pelo programa Graça em Ação. Com um forte comprometimento com ações sociais que visam o bem-estar da população, a igreja busca conscientizar a comunidade sobre a importância dos cuidados com a saúde e a prevenção de doenças, reafirmando que o corpo é o templo do Espírito Santo. Através de palestras, atividades educativas e apoio psicológico, a iniciativa ressalta a importância da detecção precoce e do autocuidado, engajando a população em uma causa que transcende a fé e promove a vida.
“Logo na primeira semana do mês, tivemos um evento maravilhoso onde não só conseguimos atender várias pessoas, mas também levar conhecimento para prevenção de algumas patologias, como o câncer de mama, o câncer do colo do útero, infecções, entre outras”, relatou o professor Gilson de Souza, coordenador da iniciativa, sobre o evento realizado no Shopping Tem Tudo. O Pr. Josias Cruz e o fundador do Exercita Graça, Deputado Federal Marcos Soares (União-RJ), também estiveram presentes.
Essa foi a terceira edição do Outubro Rosa na IIGD em Madureira. Segundo o professor Gilson, o objetivo é continuar os atendimentos com os profissionais do projeto Graça em Ação, oferecendo o suporte necessário às pessoas que buscam não só conhecimento, mas também ajuda.
“A Bíblia diz que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, então, precisamos falar tanto da importância do cuidado espiritual quanto do emocional. Zelar pela saúde faz parte do cuidado com o bem mais precioso que Deus nos deu: a vida”, comenta o professor. “Hoje, o Graça em Ação atua não só no Rio de Janeiro, mas também em São Paulo e outros Estados, promovendo atendimentos sociais, cursos gratuitos, eventos como o Outubro Rosa, conscientização do cuidado com o meio ambiente etc.
Câncer de mama – 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos saudáveis
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.
Cuidados como a prática de atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, ajudam a reduzir o risco de câncer de mama, de acordo com o Ministério da Saúde. A amamentação também é considerada um fator protetor. Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. Prevenção, diagnóstico e tratamento estão disponíveis na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).