
Apenas 20% dos brasileiros têm o hábito da leitura
04/10/2025Por Carlos Fernandes, do Ongrace

COMPARTILHE
Uma Bíblia escrita por mais de 700 mil mãos é o projeto atual do empresário Wandemberg Marques, de Atibaia (SP). Em busca do recorde mundial de maior número de pessoas a escrever uma única Bíblia, a iniciativa já ganhou repercussão internacional e vem mobilizando diversos voluntários. “Ainda estamos em Gênesis, mas tenho visitado igrejas e convenções para divulgar o projeto e obter o apoio de pastores e líderes, a fim de alcançar mais voluntários e em menos tempo”, explica o idealizador.
Não é a primeira vez que o empresário, conhecido como “o escriba”, dedica-se a esse tipo de desafio. Ele já transcreveu manualmente todo o Livro Sagrado, versículo por versículo. Esse feito lhe rendeu o registro no RankBrasil — serviço de homologação de recordes nacionais — como o homem que realizou a cópia do Texto Santo mais rapidamente. Foram exatamente três meses e 22 dias, entre maio e setembro de 2021, para concluir a obra.
Diferentemente do trabalho anterior — no qual Wandemberg usou 52 canetas, ao longo de 648 horas, em 1.229 páginas manuscritas que compõem um volume de 10 kg —, a “Bíblia dos 700 mil”, como está sendo chamado o novo projeto, será produzida por meio da internet. A participação acontecerá mediante um cadastro on-line, e cada interessado escreverá uma única palavra em sua própria caligrafia.

“Vamos unir tecnologia, inteligência artificial e a vontade de fazer”, planeja o empresário, em entrevista ao Ongrace. Após preencher a ficha de inscrição, o sistema seleciona a palavra da Bíblia que a pessoa deverá escrever. “Ninguém sabe qual palavra será; ela só é liberada após a anterior ser escrita. Assim, desde Gênesis 1.1 até Apocalipse 22.21, teremos 702.803 participantes”, explica. A versão das Escrituras escolhida é a Almeida Corrigida Fiel (ACF).
Segundo Wandemberg, embora o trabalho de cópia individual da Bíblia tenha sido inscrito no Guinness Book, publicação global que homologa recordes em todas as áreas de atividades humanas, a aprovação não ocorreu. “Fizemos a devida apresentação, mas a instituição nos respondeu que não validaria o recorde por envolver uma questão religiosa.” No entanto, no RankBrasil, foram três reconhecimentos: o mais rápido a transcrever a Palavra de Deus à mão, o autor da maior Bíblia manuscrita e o que usou a maior quantidade de canetas em uma obra.
O escritor se tornou uma referência em todo o mundo. “Nosso recorde ficou validado — tanto que, hoje, qualquer pessoa que quiser fazer esse trabalho, obrigatoriamente, tem de passar por mim, por causa do registro feito.” Ele destaca que sua motivação é o amor que sente pela Palavra de Deus e sua vontade de divulgá-la para todas as pessoas. “Não é um projeto pessoal. A visibilidade que alcancei com o recorde da Bíblia manuscrita é uma ferramenta para expandir esse projeto de evangelização.”
Quem quiser conhecer mais sobre A Bíblia do Escriba e participar da busca pelo recorde mundial pode acessar o site oescribadabiblia.com.br.