Notícias | Brasil | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Graça em Ação chega à Cidade de Deus
01/09/2023
Determinação
12/09/2023
Graça em Ação chega à Cidade de Deus
01/09/2023
Determinação
12/09/2023

Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio

Campanha busca conscientizar sobre a saúde mental

Imagem: Graça em Ação

COMPARTILHE

Setembro Amarelo é o título da campanha nacional de prevenção ao suicídio. Durante o mês, iniciativas para promover a saúde mental e alertar a sociedade a respeito da importância de discutir o tema são reforçadas por órgãos públicos e setores privados. Além disso, o momento serve para combater o estigma em torno dos sofrimentos mentais.

Neste ano, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”. O objetivo é estimular, nos cidadãos brasileiros, uma postura ativa em relação ao cuidado com a própria saúde mental e ao apoio a quem está por perto.

A escolha do mês foi intencional. O dia 10 é marcado como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data – um compromisso global para alertar acerca do problema – foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e é endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A iniciativa foi criada em 2013 por Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Naquele ano, ele colocou a campanha no calendário nacional e, desde 2014, conta com o apoio de entidades, como o Centro de Valorização à Vida (CVV) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), para disseminar a mensagem.

“Precisamos orientar para conscientizar, prevenir, e, em setembro, concentramos os nossos esforços e partimos para a prevenção efetiva do suicídio. A morte por suicídio é uma emergência médica e pode ser evitada por meio do tratamento adequado do transtorno mental de base”, afirma o presidente da ABP, Dr. Antônio Geraldo da Silva.

Essa triste realidade atinge o mundo todo e gera prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela OMS, em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios no globo, sem contar os episódios subnotificados, pois, com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano. Em outras palavras, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

Em um dos seus vídeos no YouTube, no quadro O Missionário Responde, R. R. Soares comenta o pensamento suicida: “Quem está tentando se suicidar não faça isso! O bom da vida é passar pela provação e vencer. A vitória é mais saborosa; você fica tão feliz! Que Deus o abençoe! Em Nome de Jesus, peço a qualquer um que não faça isso e esteja enraizado em Cristo”.

CVV

O Centro de Valorização da Vida é uma organização sem fins lucrativos ativa desde 1962. Seu propósito é oferecer suporte emocional e prevenção ao suicídio gratuitamente.

Qualquer pessoa em sofrimento pode pedir ajuda ao CVV pelos diversos canais da ONG. É possível falar por telefone através do 188, pelo chat e pelo e-mail, disponíveis no site do Centro (https://www.cvv.org.br/), e até pessoalmente – o CVV lista os endereços ativos. Há colaboradores dispostos a ajudar todos os dias do ano, 24 horas por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.