As qualidades de um servo de Deus | Certeza da Vitória | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Não pare!
10/06/2022
Missões Globo – Nigéria
04/07/2022
Não pare!
10/06/2022
Missões Globo – Nigéria
04/07/2022

As qualidades de um servo de Deus

Imagem: 123RF/wirestock

COMPARTILHE

Missionário R. R. Soares

Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele (1 Sm 16.18).

Parece ficção ou autoajuda, escrita por alguém que utilizou casos, a fim de compor um artigo apreciado pelas pessoas, porém de nada vale? Mas não é! Trata-se da Palavra de Deus, mencionando um jovem que recebeu a chamada do Senhor ainda menino. Ele soube se preparar para ser quem o Altíssimo idealizou, participando da obra divina e terminando a carreira com a aprovação do Céu, conforme declaram as Escrituras: E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade (At 13.22).

O Senhor convoca muitos servos para o ministério, mas alguns se deixam levar pelo tentador e passam a dar as mais bobas desculpas, perdendo a chance de serem usados na seara de Deus. No Dia do Juízo, eles se arrependerão, pois deixaram o diabo fazê-los estéreis no Reino das Boas-Novas.

Quem é ajuizado, ao ser chamado pelo Altíssimo, precisa se capacitar para ser usado pelo Senhor, como Davi fez. Ele aprendeu a tocar bem, ser valente e animoso, homem de guerra, sisudo em palavras, de gentil presença e a ter o Todo-Poderoso a seu lado. Examinemos as qualidades que deram ao filho de Jessé as condições de ser o homem segundo o coração de Deus.

1. SABER TOCAR – O rei Saul pediu que lhe trouxessem uma pessoa que soubesse tocar bem um instrumento. Então, os jovens se lembraram de alguém que lhes chamou a atenção, ao tocar a harpa como um mestre. Nós perdemos oportunidades, porque não damos o nosso melhor. Como bom músico, Davi dedicava horas a dedilhar a harpa e mostrava que era como o Criador, o qual realiza tudo da melhor maneira. Nunca faça a obra de qualquer modo, mas se instrua, a fim de se apresentar aprovado para Deus: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2 Tm 2.15).

2. VALENTE – Jesus ensinou como ocorre a libertação de alguém possuído pelos maus espíritos, dizendo: Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem (Lc 11.21). Valente deve ser toda pessoa convidada para o santo ministério. Afinal, nenhum medroso será convocado. Quem possui a vocação celestial tem de entrar na guerra para combater os inimigos da Verdade, como aqueles que vão para uma guerra física em favor da sua pátria. A Bíblia diz: Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef 6.12). Prepare-se para ser bem-sucedido!

3. ANIMOSO – Davi se empenhava na realização da tarefa recebida do Céu e prevalecia com a ajuda divina, por isso era segundo o coração do Pai. Quando Deus lhe der uma missão, prossiga até vê-la cumprida. A sua atitude precisa ser como a do profeta Miqueias, que disse: Mas, decerto, eu sou cheio da força do Espírito do SENHOR e cheio de juízo e de ânimo, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado (Mq 3.8).

4. HOMEM DE GUERRA – Para o filho de Jessé, não importava onde a guerra estourava; ele ia com fé e vencia a batalha. Na guerra do Senhor, não há lugar para tímidos: E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá e torne-se à sua casa, para que o coração de seus irmãos se não derreta como o seu coração (Dt 20.8). Só os intrépidos são aceitos para guerrear pelo Altíssimo (Pv 28.1 – ARA).

5. SISUDO EM PALAVRAS – O rei de Israel era conhecido por ser um homem sério, que não ficava de chocarrices com os demais jovens: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave (Ef 5.1,2). Davi sabia o que queria e se dedicava para ser conhecido como verdadeiro servo do Senhor. Muitos cristãos se esquecem de Quem são. Não ajuda em nada contar anedotas, piadas de mau gosto, e fazer outras coisas sem sentido. Só quem aprende a ser sisudo em palavras, como Davi, ocupará bons cargos e será lembrado quando o Espírito Santo chamá-lo. Leia o Salmo 1 e veja qual deve ser o seu procedimento.

6. GENTIL PRESENÇA – Ninguém precisa ter um rosto que todos gostam de elogiar, e sim procurar ser gentil. Tratar todos bem é uma virtude a ser aprendida e mantida, pois isso nos eleva. Quando discriminamos alguém, nós nos desligamos de Deus e nos tornamos pessoas que os outros passam a evitar. Jamais deixe que falem mal do Evangelho por alguma indelicadeza da sua parte. Procure servir de exemplo! Jesus disse: Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também (Jo 13.15).

7. O SENHOR É COM ELE – Não existe declaração maior do que Deus dizer que é com você: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça (Is 41.10). A partir de agora, não tema as mentirosas ameaças do diabo, porque o Senhor é com você, nem fique assombrado com as bravatas do inimigo. Ao crer no mal, você se afasta do Altíssimo, mas, quando desdenha do maligno, torna-se grande diante do Pai. Deus é soberano e guardará a sua vida. Ele lhe dá a força e a ajuda necessárias, bem como o sustenta com a destra da Sua justiça. Do que mais você precisa? Só de perseverar até o fim (Mc 13.13).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.