Cuidado com a soberba | Certeza da Vitória | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Cresça na Graça
10/08/2021
Missões Globo – Peru
04/09/2021
Cresça na Graça
10/08/2021
Missões Globo – Peru
04/09/2021
Imagem: Rodrigo Di Castro

COMPARTILHE

Missionário R. R. Soares

O nosso estudo deste mês é sobre a soberba, a qual se apodera das pessoas que se permitem dominar por ela. Infelizmente, muitos cristãos deixam esse mal tomar conta do coração e, assim, saem da presença de Deus e caminham segundo a orientação do reino das trevas. A Bíblia fala sobre esse sentimento de altivez e naturalmente o condena.

PROFETA ALTIVO – No Antigo Testamento, caso alguém se sentisse inferiorizado pelo fato de Deus não o estar usando e resolvesse falar em Nome do Senhor, quando Ele nada havia dito, o povo não deveria ter respeito pelo tal “profeta”: Quando o tal profeta falar em nome do SENHOR, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou o tal profeta; não tenhas temor dele (Dt 18.22).

REMÉDIO PARA A SOBERBA – O rei Ezequias, um grande homem diante de Deus, não temeu o governante da Assíria. O rei de Judá esteve à morte, mas, ao se humilhar perante o Altíssimo, foi curado. Porém, quando prosperou, mostrou as suas riquezas aos príncipes da Babilônia – ato repreendido severamente pelo profeta Isaías. Devido à sua má atitude, mostrou temor ao Senhor e se submeteu a Ele: Ezequias, porém, se humilhou pela soberba do seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém; e a grande indignação do SENHOR não veio sobre eles, nos dias de Ezequias (2 Cr 32.26).

A ORAÇÃO DO AMADO REI – Davi declarou ser difícil para alguém conhecer os próprios erros e orou para que ele fosse perdoado daqueles que lhe eram ocultos (Sl 19.12). A seguir, continuou o seu clamor a Deus: Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então, serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão (Sl 19.13). Que tal pedir o mesmo? Se a soberba reinar em sua vida, você nunca será sincero nem limpo das transgressões.

INVEJAR OS ORGULHOSOS – Asafe fala desse perigo: Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios (Sl 73.2,3). É bom vigiar, sem dar lugar ao inimigo em seu coração. Assim como Eva, qualquer pessoa encontrará razões no fruto da soberba. Depois de aceitar a insinuação do diabo, a pessoa consegue ver tal sentimento como virtude.

IRMÃ GÊMEA – Quem se abre para a arrogância invadir e se instalar em seu ser autoriza a afronta na sua vida. As Escrituras afirmam: Vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria (Pv 11.2). É melhor ser humilde, e a sabedoria será achada em você.

MÃE DA CONTENDA – Quem se deixa possuir pela soberba logo vê a sua vida se tornar uma grande confusão, pois, por nada, as pessoas contendem com ele. Veja a seguinte orientação da Palavra de Deus: Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria (Pv 13.10). Temos de nos aconselhar com os profetas e demais escritores da Bíblia, porque eles foram movidos pelo Espírito Santo para nos ensinar o bem.

A RECOMPENSA DOS OPOSTOS – O tolo traz em sua boca o castigo imposto pela presunção. Já os lábios de quem ama estudar e cumprir a Palavra irão preservá-lo de aborrecimentos e aflições. Assim fala o Senhor: Na boca do tolo está a vara da soberba, mas os lábios do sábio preservá-lo-ão (Pv 14.3). O seu modo de vida mostra de que lado você está!

ATITUDES PERIGOSAS – A pessoa que se recusa a andar sob a direção do Céu permite a entrada da soberba e, em pouco tempo, se verá na penúria; já o altivo do espírito cairá nos laços do inimigo. A Bíblia adverte que essas duas posturas são traiçoeiras e perigosas. Infelizmente, muita gente prefere correr o risco e, depois, não estará mais aqui para explicar como chegou à bancarrota. Invariavelmente, quem se rebela contra a lei divina paga caro. Afinal, a soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda (Pv 16.18).

UM CAI E OUTRO SOBE – Quase todo dia, ouvimos falar de pessoas que perdem tudo: dinheiro, família, moral e saúde. Mas também sabemos de outros que prosperam e se tornam felizes e bem recebidos por todos. A Bíblia explica, em poucas palavras, por que isso ocorre: A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra (Pv 29.23). Se formos humildes, receberemos honra; porém, ao preferirmos a soberba, as pessoas comentarão a respeito dessa decisão. O nosso estado mostra as nossas escolhas!

POBRES PECADORES – A História mostra que nunca valeu a pena andar na mão do diabo, mas muitos teimam em agir assim e, depois, quando se veem na ruína e no sofrimento, desesperam-se, culpando isso ou aquilo. Assim diz o Senhor: E visitarei sobre o mundo a maldade e, sobre os ímpios, a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos tiranos (Is 13.11). De uma coisa podemos estar certos: há homens que vão até o fim na arrogância e mostram a sua insensatez. Eles lutam para provar que o Criador não existe e tudo surgiu por acaso. Deus rirá desses infelizes!

A PROFECIA NÃO FALHOU – Em todas as gerações, houve pessoas tementes a Deus, as quais não se arrependeram de dar a Ele o senhorio da vida delas. Agora, existiram outras que foram enganadas pelo diabo, de quem negavam a existência, e se deram mal. Alguns impérios pareciam eternos, mas, pouco tempo depois, provaram ser “castelos de areia”. Veja as palavras de Isaías a respeito de um desses reinos: E Babilônia, o ornamento dos reinos, a glória e a soberba dos caldeus, será como Sodoma e Gomorra, quando Deus as transtornou (Is 13.19). A profecia se cumpriu!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.