Fuja da autoexaltação | Certeza da Vitória | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Unção divina
10/05/2022
Missões Globo – Mali
04/06/2022
Unção divina
10/05/2022
Missões Globo – Mali
04/06/2022
Imagem: 123RF/kevron2001

COMPARTILHE

Missionário R. R. Soares

Uzias tinha tudo para ser lembrado pelo povo como um rei que soube se conservar puro e santo diante do Senhor. Porém, por ter deixado o seu coração se exaltar, ele se corrompeu. Isso serve de exemplo para todos os servos do Altíssimo. A ordem de Deus é que nos humilhemos para sermos exaltados por Ele: Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte (1 Pe 5.6).

O BOM COMEÇO: Quando Uzias tinha 16 anos, seu pai, Amazias, morreu, foi aclamado rei pelo povo. Ele começou a buscar o Senhor nos dias de Zacarias, e Deus o abençoou. Aos poucos, firmou-se como um bom governante, vencendo os reinos que se levantavam contra o seu país. Outras nações lhe enviavam presentes, e o seu renome foi espalhado até a entrada do Egito, pelo fato de ter se fortificado altamente (2 Cr 26.1-8).

TORNOU-SE FORTE: Com o passar dos dias, Uzias prosperou muito e construiu um exército de mais de 307 mil homens. Ele preparou para os seus soldados todo o tipo de proteção e armas, além de máquinas inventadas pelos engenheiros da época para atirarem flechas e grandes pedras. Isso fez a sua fama se espalhar para longe. No entanto, em vez de vigiar, deixou o orgulho tomar conta de si. Então, a sua ruína chegou mais cedo do que esperava (2 Cr 26.9-16).

TRANSGREDIU CONTRA DEUS: Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso (2 Cr 26.16). Ele sabia que a Lei prescrevia o direito dos sacerdotes de queimar incenso ao Senhor. Porém, como tudo o que fazia dava certo, Uzias não mediu suas atitudes e resolveu realizar a tarefa dos sacerdotes, custasse o que custasse. Esse atrevimento teve graves consequências. Ora, ninguém deve desrespeitar a Palavra de Deus, pois receberá a punição. Uzias errou, e a sua pena foi grandiosa!

ENFRENTADO POR AZARIAS: Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e, com ele, oitenta sacerdotes do SENHOR, varões valentes (v. 17). Todos nós temos limites dados pelo Senhor, por isso devemos conhecer e seguir as Escrituras. Aqueles que não se dobrarem diante de Deus serão repreendidos à altura das suas transgressões. Uzias não conteve o seu coração e, assim, pecou contra o Senhor. A Bíblia diz: Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti (Sl 119.11). Erra quem não obedece à Palavra!

RESISTÊNCIA SACERDOTAL: E resistiram ao rei Uzias e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isso para honra tua da parte do SENHOR Deus (v. 18). Não importa o que você pensa, e sim o que o Altíssimo declara. Muitos servos que Deus levantou em tempos anteriores ao nosso começaram a fazer a vontade divina bem, até que a vaidade, o orgulho e outros pecados entraram em seus corações e se sentiram no direito de transgredir o mandamento. Com isso, foram desqualificados para serem realizadores da obra divina. Ninguém tem permissão de ultrapassar o que está escrito na Bíblia!

ELE SE INDIGNOU: Então, Uzias se indignou e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso; indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na Casa do SENHOR, junto ao altar do incenso (v. 19). Em vez de se humilhar, o rei agiu como uma criança mimada, que se irrita quando não pode fazer o que deseja. Ora, dar razão a Deus é uma das melhores ações, mas Uzias não quis voltar atrás. Os sacerdotes pediram que ele saísse do santuário, porque havia transgredido, e avisaram que isso não seria para honra dele da parte do Senhor. O rei ficou indignado, quando deveria ter ficado agradecido, e a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes. Ora, essa doença era símbolo de imundícia naqueles dias.

LANÇADO FORA: Então, o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa, e apressuradamente o lançaram fora; e até ele mesmo se deu pressa a sair, visto que o SENHOR o ferira (v. 20). Ele seria lembrado como o rei que soube colocar os inimigos do seu povo no lugar destinado a eles – fora da fronteira do seu reino –, mas acabou sendo lançado fora do templo. Quem não obedecer às ordens das Escrituras será lançado nas trevas exteriores: E os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes (Mt 8.12). O fato de fazerem algum bem a um necessitado é suficiente para muitos serem considerados bons. Porém, quem não agir por fé será expulso do Reino de Deus e lançado no lugar de tormento eterno (medite em Mateus 8.5-13).

MORREU SEM COMPAIXÃO: Assim ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da Casa do SENHOR; e Jotão, seu filho, tinha a seu cargo a casa do rei, julgando o povo da terra (v. 21). Por que o rei não obteve a misericórdia divina, se até o general Naamã, comandante do exército da Síria, conseguiu? Segundo a Palavra, uma coisa é certa: Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo (Hb 10.31).

O MELHOR TRATAMENTO: Todos devem se esforçar para agir dentro da permissão do Senhor, guardando Seus mandamentos. Seremos amigos de Deus e não servos, se fizermos o que Ele nos manda: Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer (Jo 15.15).

FUJA DA AUTOEXALTAÇÃO: Se você tem sido usado pelo Pai, humilhe-se e deixe-O lhe dar o que tem prometido. Assim, a potente mão divina irá livrá-lo de tropeçar. Deus há de recompensar todos os que Lhe servem com amor e dedicação (Jo 14.21).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.