Mentira é coisa séria | Certeza da Vitória | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Provação em Pafos
01/05/2023
Missões Globo – Quênia
01/05/2023
Provação em Pafos
01/05/2023
Missões Globo – Quênia
01/05/2023
Imagem: AdobeStock

COMPARTILHE

Missionário R. R. Soares

Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira (Jo 8.44).

A Palavra de Deus revela que a mentira é algo sério, pois é filha do diabo. Ela complica a vida de quem a usa e faz Satanás se tornar pai dessa pessoa. O rei Davi foi usado para compor sete Salmos, a fim de nos ensinar sobre a seriedade desse pecado, o qual leva o seu praticante para o reino das trevas (Ap 21.8). A nossa única certeza é confiar plenamente no Senhor, porque não há erro nEle!

TRANSFORMA A GLÓRIA DE DEUS: Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Sl 4.2). O engano é uma das armas mais potentes do Inferno para nos envergonhar, por isso precisamos ser sinceros. Imagina o quanto ela é terrível a ponto de converter a glória do Altíssimo em infâmia, que, se usada, anulará qualquer ato de Deus em seu favor. Então, diga apenas as palavras de Jesus, pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6). Com Ele, só há triunfo para quem crê!

CUIDEM-SE TODOS: Destruirás aqueles que proferem a mentira; o SENHOR aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento (Sl 5.6). A aversão do Senhor por esse pecado é explicado por ter o diabo como pai. Esse ardil esteve presente na tentação no Éden e levou os nossos primeiros pais a serem enganados. Com isso, toda a humanidade sofre até hoje. Quando alguém nasce com uma deficiência em alguma área da vida, vemos a prova de que era falsa a garantia que Satanás deu a Eva, ao dizer que ela e Adão seriam como Deus – poderiam fazer tudo!

EM QUEM CONFIAR: Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e que não respeita os soberbos, nem os que se desviam para a mentira (Sl 40.4). Nunca se engane! Devemos colocar toda a nossa confiança no Altíssimo, mas o homem possui uma inclinação maligna pela obra do diabo, a ponto de alguns fazerem pactos com o destruidor. Já libertamos muita gente nessas condições, que percebeu a sua vida piorar. Acreditar no maligno causa males terríveis e leva a pessoa à perdição eterna. Por isso, só deposite a sua fé em Quem é a Verdade. Agindo assim, você jamais será abalado (Sl 62.6).

O TOLO: Tu amas mais o mal do que o bem; e mais a mentira do que o falar conforme a retidão (Sl 52.3). Davi começa esse Salmo descrevendo o homem poderoso, servo do diabo, que se gloria na malícia. No versículo 1, o salmista diz que a bondade de Deus permanece continuamente – jamais mudará. Muitos se dão ao inimigo, achando que ele não é tão mau quanto parece, mas a verdade é que ele nunca fará bem a qualquer pessoa. A vontade de Satanás é destruir as famílias, levar os perdidos ao fundo do poço, arrastando-os junto com ele para o lago de enxofre e fogo, o qual queimará eternamente. Seja sábio e saia dessa o quanto antes. Em Cristo, você encontrará o amor que sempre procurou. Davi termina dizendo que a língua fraudulenta ama as palavras devoradoras (v. 4). Vigie, ore e creia para se livrar delas!

VAIDADE E MENTIRA: Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade (Sl 62.9). Davi dividiu a humanidade em dois grupos – os de classe baixa e os de ordem elevada –, dizendo que, pesados em balança, eram mais leves do que a vaidade. Dirigido pelo Altíssimo, o salmista falou como profeta. Apesar de a humanidade ter se desenvolvido nas artes, ciências e demais habilidades, na sua origem o homem é pura vaidade. Ele ainda odeia, mata e prostitui como fazia no início da criação. Eis a pergunta: como confiar no ser humano? O Senhor já deu a resposta: Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! (Jr 17.5). O perigo está nessas três ações!

A SAÍDA: Mas o rei se regozijará em Deus; qualquer que por ele jurar se gloriará; porque se tapará a boca dos que falam mentira (Sl 63.11). As revelações do Altíssimo não devem ser usadas para destruirmos uns aos outros, nem sermos tomados pelo espírito da desconfiança o tempo todo. Elas servem para ficarmos preparados e ajudarmos o próximo a não se envolver em nenhum engano. O segredo está bem claro: aumentar a nossa fé no Senhor, a fim de nos regozijarmos com as mínimas coisas que Ele nos ensina. Não precisamos nos desesperar por vivermos no meio de pessoas fraudulentas, e sim mudar essas vidas para termos dias lindos e diferentes. A questão do juramento não é dizer: “Juro por Deus”, mas ter a convicção de que seremos bem-sucedidos em tudo o que fizermos ou falarmos conforme a Palavra. Se for sim, diga sim; se for não, diga não. Desse modo, taparemos a boca dos mentirosos.

HÁ EXCEÇÃO: Eu dizia na minha precipitação: todo homem é mentira (Sl 116.11). Os exemplos estudados até agora foram citados por Davi. Agora, não temos certeza de que o Salmo 116 tenha sido escrito por ele, mas o estilo é parecido com o dele. Há quem garanta ser ele o autor, mas isso não importa, porque o verdadeiro Autor é o Espírito de Deus. O escritor, sendo Davi ou outro, falou inspirado pelo Altíssimo e disse que se precipitara em sua conclusão, pois quem serve ao Senhor de fato é a exceção!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.