Mensagens de hoje | R. R. Soares | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
O próprio Simão creu
30/04/2023
E o principal creu
02/05/2023
Foto: Molnár Bálint

COMPARTILHE

Então, o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor. 

Atos 13.12

O Espírito Santo tinha enviado Paulo e Barnabé à ilha de Chipre. Eles aportaram em Selêucia e, de lá, foram a Pafos, local de onde se originou o povo filisteu, o qual ocupou o oeste da Palestina. Naquela cidade, o apóstolo Paulo enfrentou uma grande provação: um falso profeta o desmentia toda vez que ele pregava para uma autoridade romana. No entanto, esse servo do diabo veria logo que não é bom brincar ou atrapalhar a obra do eterno Deus!

Um dos maiores desafios da vida de Paulo foi o seu encontro com o procônsul Sérgio Paulo, que procurava ouvir a Palavra de Deus, mas tinha a seu lado um mago que fazia tudo para atrapalhar o trabalho do apóstolo. Elimas, o encantador ¬(assim o seu nome era interpretado – At 13.4-8), tentava afastar da fé o procônsul, o qual era um varão prudente. Diante daquela importunação, corajosamente, o apóstolo fez uma declaração que ninguém esperava.

Por certo, Paulo estava incomodado com as mentiras do mágico, que procurava impedir o procônsul de compreender o Evangelho. Sentindo o toque do Espírito Santo, o apóstolo mirou o falso profeta e falou: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor? (At 13.10). Algo mais seria dito pelo apóstolo, e, provavelmente, essa declaração fez o procônsul ficar atônito!

Ninguém pode atrapalhar a obra do Espírito Santo. A pessoa que ousar fazer isso receberá uma repreensão que a prejudicará bastante. Além disso, será mostrado o espírito que habita em quem odeia a obra de Deus. Paulo continuou: Eis aí, pois, agora, contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. No mesmo instante, a escuridão e as trevas caíram sobre ele, e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão (At 13.11).

A manifestação de poder foi tão grande, que o procônsul sequer sabia o que dizer. Deus sabe agir em qualquer situação. Tudo o que temos de fazer é seguir a Sua orientação. A Bíblia fala do resultado dessa obra: Então, o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor (At 13.12). Nada melhor do que ser usado pelo Altíssimo, que ama aqueles que O amam (Pv 8.17).

Quem vive no pecado não crerá em Deus apenas por meio de palavras. Temos de usar a autoridade divina, a exemplo de Jesus, curando os enfermos, libertando os oprimidos e levando as pessoas a prosperar. Certamente, elas entenderão que a fé religiosa deve ser trocada pela fé no Salvador. O que faz a diferença é: se o cristão é guiado pelo Espírito Santo ou se faz a obra com base em argumentos humanos. O Messias fazia o povo entender que Ele era de Deus!

Os salvos por Cristo jamais se deixarão levar pelos enganos de Satanás. Se fizermos as mesmas obras realizadas pelo Filho de Deus em Seus dias aqui na Terra (Jo 14.12), seremos bem-sucedidos em nossa trajetória ao lado dEle. Estamos seguindo o mesmo caminho que Jesus trilhou enquanto esteve aqui! 

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.