O nosso alvo | Certeza da Vitória | O Portal da Igreja Internacional da Graça de Deus
Pai rejeita diagnóstico, e filho retoma a vida
22/01/2024
Catarina Santos mostra o seu chá revelação nas redes sociais
24/01/2024
Pai rejeita diagnóstico, e filho retoma a vida
22/01/2024
Catarina Santos mostra o seu chá revelação nas redes sociais
24/01/2024
Imagem: AdobeStock

COMPARTILHE

Missionário R. R. Soares

Moisés foi usado para tirar os filhos de Jacó do Egito e, depois, para escrever o Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia, chamados de Torá (Lei) pelos judeus. Neste mês, estudaremos o que ele fala sobre a grandeza do Onipotente. Que o Senhor nos ajude a compreender esse tema! Sem dúvida, tal ensino nos livrará dos laços do inimigo (Os 4.6).

GRANDEZA DA EXCELÊNCIA: A tua destra, ó SENHOR, se tem glorificado em potência; a tua destra, ó SENHOR, tem despedaçado o inimigo; e, com a grandeza da tua excelência, derribaste os que se levantaram contra ti; enviaste o teu furor, que os consumiu como restolho (Êx 15.6,7). Essa informação trata do ocorrido na libertação de Israel do Egito, da morte de Faraó e da destruição do seu exército nas águas do mar Vermelho. Podemos entender que isso também foi feito na morte de Jesus, quando Ele desceu ao Inferno e despiu Satanás e seus súditos, os demônios, de tudo o que haviam roubado do homem na queda do Éden (Cl 2.15). Não devemos temer o diabo, mas crer no que Deus fala a nosso respeito. Podemos realizar tudo aquilo que Ele declara sobre nós!

GRANDEZA DO BRAÇO DE DEUS: Então, os príncipes de Edom se pasmarão, dos poderosos dos moabitas apoderar-se-á um tremor, derreter-se-ão todos os habitantes de Canaã. Espanto e pavor cairá sobre eles; pela grandeza do teu braço emudecerão como pedra; até que o teu povo haja passado, ó SENHOR, até que passe este povo que adquiriste (Êx 15.15,16). Moisés cita alguns dos povos que perseguiriam Israel, mas todos se pasmariam, sofrendo grande temor, pela magnitude do braço de Deus, e ficariam como pedra, até que Jesus viesse buscar a Sua Igreja, levando-a para o Reino dos Céus. Os salvos foram adquiridos pelo sangue de Cristo e batizados na grandeza celestial!

GRANDEZA DA BENIGNIDADE: Perdoa, pois, a iniquidade deste povo, segundo a grandeza da tua benignidade e como também perdoaste a este povo desde a terra do Egito até aqui (Nm 14.19). O Senhor perdoou as nossas iniquidades, segundo a grandeza da Sua esperança bondosa. Do que mais precisamos? Lembre-se: quem crer jamais ficará confuso. Nas batalhas da fé e da justiça divina, os únicos a serem confundidos serão aqueles que lutarem contra as decisões do Altíssimo!

GRANDEZA DA FORTE MÃO: Senhor JEOVÁ, já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; porque, que deus há nos céus e na terra, que possa fazer segundo as tuas obras e segundo a tua fortaleza? (Dt 3.24). Deus é inigualável em Suas ações, e, mesmo assim, só usa o Seu dedo mínimo para nos libertar dos inimigos: Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, a vós é chegado o Reino de Deus (Lc 11.20). Precisamos conhecer o nosso Deus e Pai, a fim de usufruir do bem que o Seu dedo fará em nosso meio. A nossa luta é espiritual, contra as forças das trevas. O Altíssimo jamais nos deixará nem nos desamparará (Hb 13.5)!

VIMOS A SUA GRANDEZA: E sucedeu que, ouvindo a voz do meio das trevas e vendo o monte ardente em fogo, vos achegastes a mim, todos os cabeças das vossas tribos e vossos anciãos, e dissestes: Eis aqui o SENHOR, nosso Deus, nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje, vimos que Deus fala com o homem e que o homem fica vivo (Dt 5.23,24). Maravilhas serão operadas na vida de quem sabe que o Senhor é Deus, digno de toda a confiança. Portanto, esta é a hora de sossegarmos e cumprirmos o propósito divino contido nas páginas das Escrituras. Deixemos que Deus nos guie; assim, Ele fará além do que pedimos ou pensamos (Ef 3.20). Somos servos eternos dAquele que Se declara nosso Amigo e nós, amigos dEle (Jo 15.14).

RESGATADOS COM SUA GRANDEZA: E prostrei-me perante o SENHOR aqueles quarenta dias e quarenta noites em que estava prostrado; porquanto o SENHOR dissera que vos queria destruir. E eu orei ao SENHOR, dizendo: SENHOR Deus, não destruas o teu povo e a tua herança, que resgataste com a tua grandeza, que tiraste do Egito com mão forte (Dt 9.25,26). Os servos de Deus do passado eram bem diferentes de nós, por isso conseguiam realizar a obra que esteve oculta até a entrada de Jesus em nosso mundo (Jo 10.1). Ele veio como um de nós, venceu o inimigo e nos deu o Seu Nome para realizarmos o que o Altíssimo requer de nós. Então, fiquemos ligados nEle para também sermos bem-aventurados. Agora, jamais se entregue ao pecado que poderá manchar a sua vida para sempre. Você é especial para o Senhor! Prostrar-se significa submeter-se à Palavra de Deus. Logo, prostre-se e permaneça assim pelo tempo que Ele determinar. Desse modo, perceberá que valeu a pena aproveitar a oportunidade para estar em comunhão com o Pai. Jamais se junte aos desajuizados.

GRANDEZA DIVINA: E hoje sabereis que falo, não com vossos filhos, que o não sabem e não viram a instrução do SENHOR, vosso Deus, a sua grandeza, a sua mão forte, e o seu braço estendido (Dt 11.2). O Altíssimo usa aqueles que permitem ser instrumentos nas mãos dEle e não quem satisfaz o desejo do mundo, na ânsia de ser reconhecido como um servo melhor do que os outros. Somos como peças de um relógio: temos de levar as pessoas sentirem a hora de obedecer ao Senhor.

DÊ GRANDEZA A DEUS: Goteje a minha doutrina como a chuva, destile o meu dito como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva. Porque apregoarei o nome do SENHOR; dai grandeza a nosso Deus (Dt 32.2,3). A nossa responsabilidade como servos do Rei dos reis se mostra na nossa rendição ao Senhor. Mesmo sendo usados por Ele, haveremos de ser simplesmente servos inúteis: Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer (Lc 17.10). Que a nossa oração seja: “Somos gratos a Ti, Pai, por nos ensinares a deixar que Tu nos uses do modo como desejas. Amém!”.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.